A programação do 1º Idea incluiu palestras e apresentação de trabalhos focados em inovação. (Foto: Pedro Hiago)

A programação da tarde da última quinta-feira, 31, da 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) foi dedicada a um tema que tem ganhado cada vez mais força nas instituições de ensino superior: a inovação tecnológica. As atividades do 1º Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (Idea) incluíram palestras e apresentação de trabalhos focados em produtos e soluções inovadores. Esta foi a primeira edição do evento a contar com um espaço voltado para o assunto.

O pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) foi um dos palestrantes. Edson Suisso é o responsável por analisar os pedidos de patentes encaminhados ao órgão. Segundo ele, a participação do instituto é “extremamente importante porque aproxima três atores: o grupo de inovação, como agregador, que traz um inventor; o setor produtivo; e o Inpi, que é quem concede esses direitos de proteção, não só através de patentes como também de marcas”.

Sobre o papel dos grupos de trabalho dedicados a temática – como o GT Inovação –, o pesquisador destacou que a principal contribuição deles está em “atender a um setor produtivo local, os inventores locais, que são os clientes do Inpi”. Além de Suisso, os professores da UFJF-GV, Ângelo Denadai e Wesley Nascimento também ministraram palestras no evento.

Da esquerda para a direita: Edson Suisso, Ângelo Denadai e Wesley Nascimento.
(Foto: Pedro Hiago)

Na avaliação de uma das coordenadoras do grupo de trabalho do campus responsável pelo simpósio – o GT-Inovação – esta primeira edição do evento do evento foi positiva. “Ficamos satisfeitos com a participação dos discentes e servidores da UFJF-GV. Temos potencial de inovação e empreendedorismo nos projetos desenvolvidos aqui no campus, mas muitas vezes não há a devida identificação e/ou visibilidade. Discutir a temática é uma forma de estimular a cultura da inovação. Além disso, divulgar esses resultados para a comunidade acadêmica e para a sociedade é de extrema importância. A inovação é um eixo transversal que apoia o ensino, a pesquisa e a extensão, e a inserção do eixo na Semana e o resultado que tivemos reforça esse papel”, explicou Nádia Carvalho.

A coordenadora ainda destacou que para o próximo ano o objetivo é ampliar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos e estimular novos projetos. Com isso, ela espera “fortalecer, cada vez mais, a UFJF-GV no cenário da inovação”.