“A emoção de receber este tipo de homenagem é sempre muito grande. Ter um reconhecimento de um trabalho em vida tem um outro sentido (Foto: Gustavo Tempone)

Como parte do calendário oficial do município, a II Semana de Comunicação Professor Márcio Guerra inicia sua segunda edição nesta segunda-feira, dia 4, em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal, com encerramento no sábado, 9. A programação de abertura receberá as convidadas Iluska Coutinho, Érica Salazar, Christina Musse, Fernanda Lília e Gilze Bara para discutir os 50 anos do Jornal Nacional. Promovido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, o evento possui entrada franca e aberta para todos os interessados.

A programação deste ano contará prioritariamente com ex-alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em participações distribuídas entre a UFJF, a Faculdade Estácio de Sá, o Centro de Ensino Superior (CES), Forum de Cultura e Câmara Municipal. Os temas abordados em palestras, painéis e mesas-redondas contemplam aspectos variados da área da Comunicação, com participações que discutem desde os desafios do jornalismo esportivo até as coberturas políticas realizadas em Brasília na última década.

Professor e diretor da Imagem Institucional da UFJF  homenageado da Semana de Comunicação, Márcio Guerra conta que a programação foi pensada de forma a contemplar a Comunicação como um campo amplo de possibilidades. “Nós tentamos trazer nesta edição assuntos que não foram abordados no ano passado. A programação foi concebida de forma que pudéssemos ter palestras em cada uma das faculdades participantes, além de eventos na Câmara e um no Forum de Cultura.”

Segundo Guerra, o tributo prestado pela Câmara Municipal e a presença de ex-alunos na Semana de Comunicação são motivos duplos de felicidade. “A emoção de receber este tipo de homenagem é sempre muito grande. Ter um reconhecimento de um trabalho em vida tem um outro sentido. Normalmente se preocupa em homenagear após a morte, então o fato de a Câmara ter aprovado este projeto no ano passado me sensibilizou muito.”

A Semana foi instituída pela Lei 13.745/2018, de autoria do vereador Wanderson Castelar (PT).

O Homenageado
Márcio Guerra é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É docente e pesquisador do curso de Comunicação Social da UFJF e, atualmente, exerce o cargo de diretor de Imagem Institucional da UFJF.

Começou sua jornada profissional atuando nas rádios da cidade, o Diário da Tarde e PRB-3, principalmente na área de jornalismo esportivo. Nessa época pôde conviver e aprender com profissionais de destaque, como João Batista de Paula, Mário Helênio, Dirceu Costa Ferreira, Paulo César Magela, entre outros.

Trabalhou e ajudou a consolidar o jornal Tribuna de Minas, além de ter sido repórter da TV Globo. No final da década de 80, ingressou na carreira de professor e hoje é titular do curso de Jornalismo da UFJF.

Confira a programação.

Outras informações: (32) 3313-4734/4941- Câmara Municipal de Juiz de Fora