Nomes serão encaminhados ao MEC, que tem a responsabilidade de nomear o novo reitor (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elegeu os integrantes da lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação do novo reitor da instituição no período de 2020 a 2024. A eleição ocorreu em reunião extraordinária do Consu nesta sexta-feira, 1º de novembro.

A lista tríplice é formada pelos professores da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Marcus Vinicius David; do Instituto de Ciências Humanas, Eduardo Antônio Salomão Condé; e da Faculdade de Serviço Social, Rodrigo de Souza Filho, nesta ordem de indicação. Marcus David recebeu 47 votos, Condé obteve quatro votos e Souza Filho foi escolhido por um votante. Foi registrado um voto nulo. No total, 53 conselheiros participaram do processo de votação. Cada conselheiro e conselheira pôde votar em apenas um nome. A votação foi secreta.

A partir do resultado, a lista tríplice será encaminhada ao MEC, que escolhe o reitor entre os indicados pelo Consu. A comissão para conduzir o processo de organização da lista tríplice para a escolha do reitorado foi formada pelo professor da Faculdade de Fisioterapia, Marcos Souza Freitas, pelo técnico-administrativo em Educação, Pedro Henrique Cuco, e pela aluna Ana Lídia Resende. Após a leitura das atas da votação e da reunião do Consu, foi aprovada a Resolução que homologa a aprovação da lista tríplice.