Quatro alunos do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF) receberam prêmios na Mostra de Arte do SBGames 2019, o maior congresso científico de jogos da América Latina, realizado entre os dias 28 a 31 de outubro, no Rio de Janeiro. Das quatro categorias pertencentes à Mostra, duas tiveram alunos do IAD como vencedores. 

Na categoria Concept Art, que premia os melhores trabalhos de concepção artística para jogos, Dener Alves ganhou o primeiro lugar com a ilustração Superpredator. Segundo Alves o resultado foi uma surpresa. “Realmente eu não esperava que o meu trabalho fosse chegar tão longe e tivesse reconhecimento em um evento como o da SBGames pois quando fiz “Superpredator”, foi para participar do desafio semanal do grupo de Concept Art do IAD”, afirma.

“Superpredador” é a mistura de um gavial e uma ave com características pré-históricas. (Autor: Dener Alves)

Na mesma categoria, Ramiro Liquer ficou em terceiro lugar, com Personagem para o jogo Ata’Mithae. “Fico muito satisfeito não só por ter sido premiado com um trabalho que tenho muito orgulho, mas também por tantos colegas meus do grupo de pesquisa e do Instituto de Artes e Design também terem tido esse reconhecimento”, aponta.

“A ideia central é representar culturas de diversos povos brasileiros com características da fantasia medieval e Sci-Fi”, reflete Liquer. (Autor: Ramiro Liquer)

Na categoria Experimentações Artísticas e FanArt em Games, dedicada a experiências artísticas e homenagens a jogos reconhecidos, Bruno Marquez foi o vencedor, com a ilustração Castelo japonês distópico. “Foi bem satisfatório, como se todo o esforço que tenho feito até então tenha valido alguma coisa e sido reconhecido”, afirma. Marquez explica que o desenho partiu da ideia de um mundo futurista baseado no Japão durante o período Edo.“Foi quando o Japão estava se recuperando de uma guerra de décadas e o novo governo estava estabelecendo certas leis que não beneficiavam a população e abandonavam certos costumes.”

Marques ressalta que o castelo da ilustração em sí se se refere a uma construção antiga. “Sua localização se tornou uma periferia e acabou sendo ocupado pela comunidade menos favorecida daquele mundo”, esclarece.

O aspecto cyberpunk foi utilizado como forma de retratar o clima político com analogias a temas mais contemporâneos. (Autor: Bruno Marques)

Também na categoria “Experimentações Artísticas e FanArt em Games”, o terceiro lugar ficou para Luís Felipe Cabral, com Poster de Red Dead Redemption 2. O estudante revela que durante a adolescência, na escola, sempre desenhava e muitas vezes recebia comentários maldosos. “Depois que eu entrei no grupo da professora Letícia, recebendo tantos retornos com críticas construtivas, pude melhorar muito e acho que a premiação é o resultado dessa série de fatores, me sinto muito feliz e muito grato aos que estiveram ao meu lado.”

Sobre a inspiração do trabalho premiado, Cabral explica que: “quando Red Dead Redemption 2 foi lançado, eu estava muito animado, gosto muito da temática e gostei muito do primeiro jogo, não me decepcionei, é um dos meus jogos favoritos, e o personagem principal é incrível, fiz várias coisas sobre o jogo, mas na arte selecionada eu tentei imitar os cartazes de filmes antigos de faroeste, nas cores e no estilo”. 

A inspiração do autor veio de seu interesse por filmes de Faroeste, que cresceu assistindo com o avô. (Autor: Luís Felipe Cabral)

Valorização do estudo de jogos

Os quatro alunos vencedores são participantes da Oficina de Concept Art do GET Interdisciplinar em Artes e Design. Para a tutora do GET, Letícia Perani, ter trabalhos premiados em um evento como o SBGames é fundamental para a valorização do estudo de jogos na academia, além de ser uma forma de valorizar o trabalho e o esforço dos alunos. “A UFJF é pioneira nos estudos de jogos, desde os anos 2000. Essa tradição e empenho de vários professores e alunos que atuam na área se refletem nos resultados alcançados. É muito gratificante e espero que esses prêmios abram as portas para os alunos para novas realizações.”

Sobre o festival

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. Nos últimos 5 anos o SBGames foi realizado em Foz do Iguaçu (2018), Curitiba (2017), São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014).

No seu formato atual, o evento é composto de cinco trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura e Educação), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais. As trilhas apresentam artigos e pôsteres, sendo que a trilha da Indústria também inclui painéis e palestras. O Festival de Jogos apresenta protótipos e jogos completos em uma sessão informal dedicada a inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos.

Mais informações:

Mostra de Artes SBGames