Foram 242 textos produzidos por crianças de 8 a 12 anos (Foto: Pixabay)

O Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza nesta quinta-feira, dia 31, a premiação do Concurso Literário da Professora Bela. O evento acontecerá no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a partir das 19h. O objetivo desta primeira edição foi promover e descobrir talentos entre os “pequenos escritores”.

O concurso, contou com a inscrição de 242 textos produzidos por crianças entre 8 e 12 anos das regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil. Cada autor enviou apenas uma história que deveria ser obrigatoriamente inédita. A participação foi gratuita. O corpo de jurados foi composto pelos escritores juiz-foranos Cristiano Fernandes; Ellen de Paula Moreira Abreu; Jader Janer; Marisélia Souza; Tânia Gonçalves; e Lauriana Paiva.

A coordenadora e idealizadora do concurso, a escritora e professora do João XXIII, Lauriana Paiva, conta que a iniciativa visa dar visibilidade às histórias produzidas na infância que muitas vezes se perdem pela falta de registro, “e também possibilitar que as crianças se percebam como escritores, pois, na prática docente, o que observo é uma riqueza muito grande nas produções escritas dos alunos, os quais eu vejo como pequenos escritores”.

Dentre os finalistas encontram-se as professoras do Fundamental I, Ângela Fernandes,  Érica Gomes e Liliana Mendes e os alunos finalistas Dandara Perez, Isabela Gomes, Júlia de Oliveira, Maria Clara Mageste, Maria Eduarda Lourenço, Mariana Moreira e Valentina Badaró por representarem no Concurso.

Como consta no edital, não haverá premiação pecuniária. Os pequenos escritores finalistas receberão certificado de Menção Honrosa. O vencedor de cada categoria, e sua professora, além do Certificado de Menção Honrosa, receberão um troféu. Foi preparada também uma homenagem aos representes das escolas finalistas por todo trabalho de incentivo à leitura e a escrita realizada. A entrada é gratuita.

Outras informações: (32) 3229-7602 (Colégio de Aplicação João XXIII-UFJF)