Lançamento do livro é organizado pelo Departamento de Ciência da Religião da UFJF em parceria com diversos grupos da Instituição (Foto: Pixabay)

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai sediar nesta quinta-feira, dia 31, às 19h, o lançamento do livro  “Viemos comungar – Os grupos católicos LGBT brasileiros e suas estratégias de permanência na Igreja”, da pesquisadora Cristina Serra. A atividade, gratuita e aberta ao público, será seguida de debate e sessão de autógrafos.  

O professor e organizador da iniciativa, André Musskopf,  destaca que a apresentação da pesquisa possibilitará reflexões acerca das contribuições desse debate para a Ciência da Religião. “É uma oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido por Grupos Católicos LGBT no Brasil e dialogar sobre essa experiência.” 

Musskopf acrescenta que a “articulação entre religião e diversidade sexual e de gênero tem ganhado mais importância e visibilidade por conta de questões políticas e sua instrumentalização por determinados setores da sociedade. Embora tenham larga trajetória de pesquisa e debate acadêmico, em geral têm permanecido invisibilizadas, particularmente quando se trata de grupos e propostas que questionam determinadas posições dominantes”, avalia.

A autora

Cristina Serra é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Uerj. Foi colaboradora do Eixo Psicologia e Laicidade da Comissão Regional de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e integra a equipe de coordenação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT. 

Serviço

Em Juiz de Fora, o  lançamento do livro é organizado pelo Departamento de Ciência da Religião da UFJF em parceria com diversos grupos da Universidade: Centro Acadêmico de Ciência da Religião (Cacir); , Grupo de Estudos Religião, Educação e Gênero  (Reduge); Centro de Referência LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+); Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis); Projeto Diverse – Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero – Políticas, Direitos e Saúde LGBTI+;  Projeto Identidades, Cidadania e Inclusão LGBTQ+”; e Grupo de Pesquisa em Família, Emoções, Gênero e Sexualidade.

Outras informações: asmusskopf@hotmail.com