Com o objetivo de entender conceitos básicos que permeiam as leis e éticas do islã, o departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o evento “Reflexões sobre a jurisprudência e ética islâmica”, que acontece no Instituto de Ciências Humanas (ICH), às 19h, na próxima sexta-feira, dia 8. O encontro terá como palestrante a professora da Universidade de São Paulo (USP), Francirosy Barbosa. O evento é aberto ao público, gratuito, garante certificado e não há a necessidade de prévia inscrição.

Doutora em Antropologia e com diversos estudos sobre a cultura islâmica, Francirosy irá embasar sua apresentação no tema de seu pós-doutorado, realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Segundo a professora, a palestra ilustra os conceitos básicos da jurisprudência islâmica, tema pouco pesquisado na área acadêmica. “Vou fazer uma introdução à jurisprudência e ética islâmica, abordando, de forma simples, como o Alcorão e a Suna, fazem parte desse embasamento”.

Segundo a pesquisadora há uma falta de informação no país, de modo geral, sobre o Islã. “Acredito que em outros lugares, como na Europa, onde a presença de muçulmanos é muito maior, existe um conhecimento mais profundo do que no Brasil, onde as comunidades muçulmanas estão fragmentadas por todo o território e, como consequência, se tem pouca convivência com o Islã”.

A professora do departamento de Ciência da Religião, Maria Cecília Simões, faz parte da organização do evento e afirma que o tema foi pensado justamente pelo pouco contato da comunidade acadêmica com o assunto. “O tema é atualíssimo e muito importante, uma vez que o Islã é ainda uma religião pouco conhecida no Brasil, mesmo nos contextos acadêmicos. São poucas as pessoas que têm desenvolvido pesquisas acerca da jurisprudência islâmica e de todas as suas implicações e, portanto, é uma ótima oportunidade para conhecermos mais desse universo, principalmente com a professora Francirosy, que é referência nessa área”.

Outras informações:

Graduação em Ciência da Religião