Autor: Ramiro Liquer. (Divulgação)

Vinte e três desenhos de alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design e da Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram selecionados para exposição na Mostra de Artes do SBGames, o maior evento acadêmico na área de Jogos e Entretenimento Digital da América Latina. Este ano, a exposição acontece no Riocentro, entre os dias 28 e 31 de outubro.

Os desenhos exibidos na Mostra do SBGames foram produzidos durante as atividades da Oficina de Estudos em Concept Art do GET Interdisciplinar em Artes e Design, orientados pela professora Letícia Perani. “A Oficina de Concept Art é um espaço de discussão teórica e crítica, de ensino e prática tutorial de técnicas de desenho e ilustração voltadas para o Design de Jogos”, explica Letícia. “Na Oficina, os alunos têm a oportunidade de pensar e criar toda a concepção do personagem, não só suas características físicas, como também seu perfil psicológico”. 

Um dos dez estudantes que tiveram seus desenhos aprovados para a mostra, Ramiro Liquer, conta que teve quatro desenhos selecionados este ano. Três deles são provenientes dos estudos que realiza dentro do grupo de pesquisa em Concept Art e um foi criado a partir da parceria com o projeto “A Ciência que Fazemos“. “A professora Letícia visitou escolas da região mostrando o trabalho o grupo de pesquisa. Lá, os alunos também fizeram desenhos que posteriormente foram distribuímos entre nós – integrantes grupo de pesquisa – para produzir artes baseadas nesses desenhos”, relata Liquer.

Autora: Anna Letícia Crizologo. (Divulgação)

A Mostra de Artes é julgada por especialistas da área de produções para jogos ou relacionadas a eles. Para a aluna Anna Letícia Crizólogo, a participação no evento representa uma oportunidade de divulgação e reconhecimento do trabalho que foi produzido na faculdade. “A nossa participação nesse evento demonstra o interesse das pessoas inseridas no espaço acadêmico em ingressar no desenvolvimento de conteúdo para a indústria criativa”, ressalta. Para Letícia, a área é relativamente nova e a participação dos alunos no evento ressalta seu aspecto inovador. “O IAD está se tornando um verdadeiro centro de estudo visuais para jogos e está sendo reconhecido como tal. Isso demonstra o pioneirismo da faculdade e da UFJF como um todo”, conclui. 

Além da participação na Mostra de Artes, professores e alunos da UFJF estarão presentes na apresentação de artigos científicos e participação em mesas de discussão sobre diversidade na produção de jogos. 

Sobre o festival

Autor: João Victor Cramonez. (Divulgação)

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, o evento reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos eletrônicos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros. Nos últimos 5 anos o SBGames foi realizado em Foz do Iguaçu (2018), Curitiba (2017), São Paulo (2016), Teresina (2015) e Porto Alegre (2014).

No seu formato atual, o evento é composto de cinco trilhas (Computação, Artes e Design, Indústria, Cultura e Educação), além do Festival de Jogos, Mostra de Arte e Tutoriais. As trilhas apresentam artigos e pôsteres, sendo que a trilha da Indústria também inclui painéis e palestras. O Festival de Jogos apresenta protótipos e jogos completos em uma sessão informal dedicada a inovação, técnica, imaginação e emergência de novos talentos.