Pesquisadores do Núcleo de Estudos em Diagnóstico e Reabilitação Odontológica (Nedro), da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV), publicaram estudo em um dos mais importantes periódicos da área de Odontologia, o Journal of Endodontics. A pesquisa investigou a relação entre alterações presentes nos seios maxilares com a qualidade do tratamento endodôntico, por meio da análise de imagens de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico.

O estudo teve início em 2017, como projeto de Iniciação Científica da UFJF-GV, e foi realizado pelo então estudante Lucas Rosado, mestrando Radiologia Odontológica na Unicamp. Além dele, participaram as professoras do departamento de Odontologia e pesquisadoras do Nedro, Francielle Verner e Sibele Aquino, bem como os pesquisadores Lílian Souza-Nunes e Antônio Carlos Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O trabalho foi orientado pelo professor do Departamento de Odontologia e coordenador do Nedro, Rafael Junqueira, e premiado no 3º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da UFJF-GV. Para o docente, a publicação do estudo em revista com elevado fator de impacto mostra que os trabalhos desenvolvidos no Campus GV estão sendo inseridos no cenário científico internacional.

Trecho do estudo realizado pelos pesquisadores. (Foto: divulgação) 

Segundo Junqueira, é comum a ocorrência de alterações crônicas em seios da face, que podem estar diretamente relacionadas com um tratamento de canal mal executado e/ou a lesões na região apical. “A proximidade anatômica de alguns dentes superiores com o seio maxilar é a principal causa dessa associação”. O docente ressalta que estudos como este tem grande relevância, pois são avaliadas muitas imagens de pacientes, sendo possível “concluir que o índice previamente proposto é aplicável e pode ser usado como ferramenta para determinar possíveis associações clínicas entre as alterações patológicas e condições analisadas”.