Continuam abertas as inscrições para dois concursos culturais promovidos pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para o Concurso de Audiovisual, as inscrições vão até esta quarta-feira, 23, por formulário on-line. Para o Concurso de Fotografia do Colégio de Aplicação João XXIII, as inscrições podem ser feitas por formulário on-line até esta sexta-feira, 25. Juntos, os concursos oferecem premiação total de R$ 9 mil.

Concurso de audiovisual

“Universidade pública, gratuita e de qualidade: patrimônio do povo brasileiro” é tema do primeiro Concurso de Audiovisual da UFJF. A competição busca vídeos com novas perspectivas criativas para a defesa da instituição. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação dos dois campi.

A técnica para criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros. Serão premiados os cinco primeiros colocados. Os prêmios variam de R$ 500 a R$ 1.750. Os critérios de avaliação dos vídeos na segunda etapa do concurso são: estéticos da imagem; a representação do tema proposto; e os elementos compositivos e inovadores sobre o tema.

É obrigatório, em caso de vídeos nos quais apareçam pessoas, a autorização de uso de imagem das mesmas, sendo de responsabilidade do aluno o recolhimento e a conferência de todos os documentos. Aqueles que não cumprirem essa regra serão excluídos da seleção do concurso.Questões jurídicas ligadas ao uso indevido da imagem de terceiros serão de total responsabilidade do aluno que inscreveu o material. As declarações e outros detalhes estão disponíveis no edital e na retificação do edital.*

Concurso de fotografia

O tema do primeiro Concurso de Fotografia do Colégio de Aplicação João XXIII é “Educação”. O objetivo é retratar o Colégio por meio de perspectivas diferentes e criativas dos alunos da instituição. Deverão ser enviadas fotografias coloridas de qualquer local da escola. ​A técnica para criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos de filtros, entre outros. Poderão ser enviadas somente fotos digitais feitas por câmera fotográfica ou celular.

Os critérios de avaliação das fotografias são:​ estéticos da imagem, representação do tema proposto e elementos compositivos e inovadores sobre o tema. As normas e especificações estão disponíveis no edital e na prorrogação.

As premiações são divididas em duas categorias. Tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio serão premiados o primeiro lugar, com R$ 800; o segundo, com R$ 650 e o terceiro com R$ 550. O resultado do concurso sai no dia 30 de outubro no Portal da UFJF e na página do Colégio, a partir das 16h.

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional