Evento conta com palestras, mesas redondas, competições, oficinas e feira de ciências (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Evento conta com palestras, mesas redondas, competições, oficinas e feira de ciências (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, os departamentos do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promovem mais uma edição da tradicional Semana do ICE. O evento é uma oportunidade para que os alunos participem de palestras, minicursos, mesas redondas, competições e oficinas sobre os mais diversos temas.

“A Semana do ICE é um momento no qual professores e alunos de graduação e pós-graduação dos cinco departamentos do Instituto se mobilizam num trabalho conjunto para organizar e trazer palestras, minicursos e atividades práticas que estimulam a toda comunidade acadêmica a pensar seu futuro profissional”, afirma a vice-diretora do ICE, Rosana Colombara.

A abertura do evento, marcada para as 18h da próxima segunda-feira, contará com a apresentação de duas palestras. Primeiro, o professor Luis Aquino – que vem intensificando seu trabalho nas plataformas digitais no combate às pseudociências – traz a apresentação “Falei de Terra Plana nas Plataformas Digitais. Veja no que deu!”.

Em seguida, o engenheiro e divulgador científico Ivys Urquiza ministra a palestra “Transformando estudantes em fãs. O uso de plataformas digitais como ferramenta pedagógica.” Urquiza é o único educador no mundo que tem certificações “Google Certified Innovator” (GCI) e Embaixador do YouTube Educação. “As palestras de abertura deste ano abordarão temas bastante atuais e pertinentes à nossa realidade”, comenta Rosana.

A semana do ICE acontece anualmente há mais de 20 anos na UFJF, sempre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apresenta programações específicas das semanas dos departamentos que fazem parte do Instituto – Computação, Matemática, Química e Estatística – que promovem palestras e minicursos, além da 30ª edição da Feira de Ciências, que ocorre na quarta-feira, 23, e é organizada pelo departamento de Física, com a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio de diversas escolas públicas e particulares da região.

Feira de Ciências

A Feira de Ciências contará, nesta edição, com a apresentação de 105 trabalhos, oriundos de 19 escolas públicas e particulares, totalizando cerca de 600 estudantes. “Aproveitando a presença de alunos de Ensino Fundamental e Médio, os departamentos de Química, Matemática, Estatística e Ciências da Computação também prepararam atividades paralelas para a participação desses estudantes”, finaliza a vice-diretora do ICE.

Apesar de destinada aos alunos de Exatas, pelas especificidades dos temas, as atividades da Semana do ICE são abertas a toda a comunidade acadêmica e aos estudantes de outras instituições.

Outras informações: (32) 2102-3301 – Instituto de Ciências Exatas