A leitura literária para bebês é o tema da dissertação desenvolvida por Maria Rosana do Rêgo e Silva no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo apontou que, apesar de avanços nas ações de mediação desta atividade nos três agrupamentos de berçários pesquisados, é necessário maior investimento na formação das professoras para que a experiência amplie a construção de vínculos afetivos com essa prática.
Na opinião de Maria Rosana, a leitura deve fazer parte do cotidiano dos bebês e das crianças pequenas que frequentam a creche. Ela ressalta que essa iniciativa é importante pela função humanizadora que exerce e porque, em geral, as instituições educacionais são o único espaço no qual esses sujeitos, oriundos das classes populares, têm acesso à leitura literária. “Ler para a criança, proporcionar o acesso ao livro, é uma forma de inseri-la no processo de formação leitora e, mais importante, ler para os bebês diz respeito à garantia de experiências fundamentais à constituição humana. Não se trata, portanto, em antecipar processo de alfabetização, nem preocupação com o adulto que ele virá a ser”, pontua.
A pesquisadora explica que, na primeira etapa da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório com a finalidade de conhecer a prática de mediação da leitura literária exercida pelas professoras. Segundo Maria Rosana, logo em seguida foram eleitas as temáticas abordadas nos encontros reflexivos, considerados o segundo momento da pesquisa. Ela ressalta que essa atividade teve o “intuito de problematizar, ampliar e qualificar as ações de mediação literária proporcionadas pelas professoras em seus respectivos agrupamentos de berçários, a saber: organização dos espaços de leitura; critérios de seleção de livros de literatura infantil e mediação de leitura literária”.
A professora orientadora do estudo, Ana Rosa Costa Picanço Moreira, destaca a importância do trabalho por trazer reflexões sobre a prática, além de ser um tema ainda pouco pesquisado. “O estudo reitera que a leitura literária na creche não possui a intenção de antecipar o processo de codificação da leitura, mas sim, usar o texto literário como um recurso de apropriação da cultura pelos bebês. Enquanto obra de arte, o livro, as histórias, os contos e as poesias são extremamente ricos para favorecer o desenvolvimento humano dos bebês.”
Contatos:
Maria Rosana do Rêgo e Silva
m.rosanarego@hotmail.com
Ana Rosa Costa Picanço Moreira
anarosamaio@uol.com.br
Banca examinadora:
Prof. Dra. Ana Rosa Costa Picanço Moreira – (orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello – (UFJF)
Prof. Dra. Maria do Carmo Couto Teixeira – (UFV)
Outras informações: – (32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)