Da esquerda para a direita: professor Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, professora Camila Gonçalves, mestrando Melquizedeque Maria Aredes, professora Ana Rosa Costa Picanço Moreira e professora Daniela Fantoni de Lima Alexandrino (foto: arquivo pessoal)

A pesquisa sobre os motivos da ausência de responsáveis por alunos do ensino fundamental de atividades de aproximação entre escola e comunidade foi apresentada pelo professor Melquizedeque Maria Aredes em sua dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) . O estudo foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e pautado no contexto da Escola Estadual Professor Pedro Calmon, em Coronel Fabriciano, no leste de Minas Gerais, onde Aredes atua como diretor.

No trajeto da investigação, o professor entrevistou seis mulheres responsáveis pelos jovens estudantes, duas por turma de ensino fundamental nos anos finais (7º, 8º e  9º anos). Ele revela um cenário no qual as mães têm vários filhos, além do trabalho que pode contribuir para dificultar a participação nas atividades, mesmo as reuniões sendo em dias e horários diferentes. A partir das análises, Aredes apresentou algumas sugestões que podem melhorar a qualidade das relações estabelecidas entre os responsáveis pelos alunos e a escola. “Como sugestão do Plano de Ação Educacional (PAE), criaremos um grupo de transmissão via Whatsapp visando melhorar a comunicação com as famílias; também serão criados grupos de servidores, com representantes de todos os segmentos da escola, para visitar as famílias de alunos do ensino fundamental em anos finais com menor índice de participação na escola”.

A professora orientadora da pesquisa, Ana Rosa Costa Picanço Moreira, acredita que o estudo é relevante, por apontar que o trabalho da escola não pode estar dissociado da participação da família. “O foco da dissertação não está apenas na participação familiar em reuniões e festividades, mas também nos projetos de trabalho e nas propostas pedagógicas de modo geral. Dessa forma, o mestrando chama a atenção para a importância do vínculo entre escola e família, o que favorece o aprendizado, como muitos estudos têm apontado. Nesse sentido, essa é uma pesquisa que favorece a ampliação do debate e oferece possibilidades de fortalecimento deste elo.”

Contatos:
Melquizedeque Maria Aredes (mestrando)
melquiaredes@gmail.com

Ana Rosa Costa Picanço Moreira (orientadora)
anarosamaio@uol.com.br

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Ana Rosa Costa Picanço Moreira – (orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Daniela Fantoni de Lima Alexandrino – (UFJF)
Prof. Dr. Wallace Faustino da Rocha Rodrigues – (UEMG)
Prof. Dra. Camila Gonçalves – Agente de Suporte Acadêmico

Outras informações: 4009-9319 – Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública