A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta quarta-feira, retificação e complementação do Regulamento do Seminário de Iniciação Científica (Semic) 2019 – campus Juiz de Fora – alterando o cronograma, definindo as normas para as apresentações presenciais e ampliando o número de apresentações orais classificadas de 36 para 48.

Com a nova regra, quarta-feira, 9, é a data-limite para divulgação do resultado da primeira etapa e chamada da apresentação oral dos trabalhos selecionados. A complementação definiu ainda as datas das apresentações orais: 24 de outubro, com cerimônia de premiação marcada para 25 de outubro.

Após as avaliações da primeira etapa, serão classificados para as apresentações presenciais os trabalhos com melhor avaliação em cada uma das três grandes áreas de conhecimento da UFJF, conforme tabela do CNPq. Os 48 trabalhos classificados serão selecionados para essa modalidade da fase presencial, divididos em três grandes áreas, com 16 trabalhos por área: Engenharias, Ciência da Computação e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

“Nos anos anteriores, essa etapa era realizada por meio de apresentação oral, na qual apenas 12 trabalhos eram apresentados para cada grande área de conhecimento. No novo formato, a participação foi ampliada para 48 apresentações para cada grande área, com objetivos de amplificar a participação discente”, explica a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira.

Horários e normas

As apresentações ocorrerão em três diferentes turnos: de 8h30 às 10h30; de 11h às 13h; e de 14h30 às 16h30. Os horários das apresentações serão definidos e divulgados após a primeira etapa de avaliações. A apresentação presencial dos projetos selecionados se dará através de pôster e deverá ser feita exclusivamente por aluno inscrito e participante de programa de Iniciação Científica.

O pôster deverá conter informações essenciais sobre o trabalho de pesquisa, apresentadas de forma sucinta e clara, devendo ser organizado de forma que seja auto-explicativo. É necessário fazer referência ao Programa de Iniciação Científica ao qual o projeto de pesquisa está vinculado e incluir no pôster a logo da UFJF.

O pôster deverá apresentar, no canto superior direito, o QR Code enviado previamente aos integrantes dos projetos selecionados. Já o título do pôster deverá ser o título da apresentação indicado na inscrição no Seminário. A dimensão máxima deverá ser de 90 cm de largura x 1 m de altura; ao decidir sobre o tamanho da fonte e das ilustrações, é preciso lembrar que o pôster será observado a uma distância de aproximadamente um metro.

Segundo Mônica, a mudança propicia aos pesquisadores maiores possibilidades de chegarem à premiação e de submeterem seus trabalhos a avaliadores externos à Instituição. “Aumentamos, mais um pouco, a visibilidade dos trabalhos mais bem avaliados ao abrirmos um espaço a todos para a apresentação dos resultados dentro da própria UFJF”, conclui.

O Semic

Realizado anualmente, o Semic busca apresentar à comunidade (acadêmica e externa) os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade, no âmbito dos projetos de Iniciação Científica. Contando com a participação de estudantes de graduação e do ensino médio, o evento pretende divulgar o conhecimento; fomentar o debate sobre as implicações e o valor da ciência no dia a dia da sociedade; além de reconhecer o trabalho de discentes e docentes a ela dedicados.

Outras informações:

Seminário de Iniciação Científica

Links mencionados no tutorial:

Dica de Editor de Vídeo Grátis?

5 programas gratuitos para editar vídeos

7 dos melhores editores de vídeo gratuitos para Windows

Ferramenta de Captura de Tela OBS Studio

Ferramenta de captura de áudio Audacity