A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participou, na última semana, da 31ª Conferência e Exposição Anuais da Associação Europeia de Educação Internacional, considerado o maior evento internacional de ensino superior da Europa. Realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, em Helsinque, na Finlândia, esta edição teve como tema “Abrangendo todas as vozes”. A UFJF foi representada pela diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, que comemora os resultados obtidos. Entre eles, novos acordos com instituições chinesas e libanesas, como com as universidades de Estudos Estrangeiros e de Língua e Cultura, ambas de Pequim, a Universidade do Espírito Santo de Kaslik e a Universidade Árabe de Beirute. 

Diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, comemora novos acordos e renovação de parcerias com universidades estrangeiras (Foto: Arquivo pessoal Barbara Daibert)

A diretora enfatiza a importância de marcar presença em eventos como este. “Hoje, dentro do grupo do Brasil, a UFJF é reconhecida e respeitada no cenário nacional e nos eventos internacionais. E isso é fundamental se a gente pensa que a Universidade tem que conservar, cultivar e aumentar as relações internacionais que são, acima de tudo, relações pessoais. Tenho encontrado com os parceiros e discutido os termos dos nossos acordos vigentes, buscando novas oportunidades para nossos alunos, técnicos e professores e, claro, temos buscado outros países com os quais ainda não temos parceria, países estratégicos, como a China”, ressalta.

“A Universidade de Bochum, na Alemanha, com quem já temos acordo, quer enviar e receber alunos da Faculdade de Arquitetura e direcionar a colaboração para esta área”, conta Bárbara. Outro caso que exemplifica a importância de se fazer presente neste tipo de iniciativa é o acordo com a Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que anunciou a abertura de duas vagas para alunos da UFJF. A decisão foi tomada depois de tratativas serem feitas nos eventos passados. 

Intercâmbio atrativo
Mais um motivo para comemoração da diretora foi a oportunidade de estar com dirigentes de Relações Internacionais da  Radboud University Nijmegen, Países Baixos, e reforçar os laços anteriormente estabelecidos, que resultaram no acordo de pesquisa com o Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFJF. O acordo foi renovado e recebeu um aporte de 24 mil euros pelo Programa Erasmus Mais. De acordo com o coordenador do Programa, Nathan Barros, “a verba é utilizada para levar estudantes e pesquisadores da UFJF para a Holanda e vice-versa. Enviaremos um pesquisador e receberemos dois da Holanda. O interessante é que estamos iniciando um acordo de cotutela, o último passo de um acordo internacional entre universidades, o ápice de uma relação bilateral entre duas instituições de ensino superior”, aponta.

Programa Global July, que oferece cursos ministrados em diversos idiomas, é um dos investimentos que faz da UFJF um bom destino para o intercâmbio internacional. Na foto, estudantes de México, Venezuela, Colômbia, Peru, Benin, Haiti, França, Itália, Dinamarca e Alemanha, participantes da edição do programa em 2019 (Foto: Arquivo DRI/UFJF)

Neste ano, as iniciativas de internacionalização da UFJF colocam a Universidade como um bom destino de intercâmbio internacional. Segundo a diretora, celebrar um acordo com importantes universidades requer apresentar atrativos de igual importância. “Estou falando bastante com as universidades sobre os programas Global July e Mais Idiomas. O global July, por exemplo, agora já tem estrutura para receber mais estrangeiros. Porém não adianta ter isso se a gente não se fizer presente aqui (na Conferência) para falar com as pessoas. Apresentei também o material falando sobre o Nai (Núcleo de Apoio ao Intercâmbio), o Centro de Acolhimento ao Estudante e o Português para Estrangeiros (Celpe-Bras), que já está sendo aplicado na Universidade”.

A Associação 
Fundada em 1989, a Associação Europeia de Educação Internacional (EAIE) é dirigida por uma equipe global de especialistas, sem fins lucrativos, dedicados no campo da educação internacional. As comunidades de especialistas contribuem com conteúdo para a EAIE e suas atividades, na forma de sessões e workshops na conferência anual, além de artigos para as publicações da Associação e cursos de treinamento, dentre outros. 

A entidade visa preparar profissionais, acadêmicos ou não, para os desafios da internacionalização, além de fornecer uma plataforma para o intercâmbio estratégico, que estabelece parcerias com organizações e instituições importantes, no intuito de promover o ensino superior internacional na Europa e no mundo.