Programa é apresentado pelos jornalistas Laís Cerqueira e Clecius Campus; o convidado do primeiro episódio foi o pesquisador Fernando Lima (Foto: Maria Otávia Rezende)

Nos eventos sobre comunicação, o podcast parece ser a bola da vez. Não se fala em outra coisa em rodas com jornalistas. Os grandes veículos de mídia compraram a ideia, tornando o formato, originalmente adorado pelos nerds, conhecido em todo país.

Surfando nessa mesma onda, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou nesta sexta-feira, 27, um novo programa de podcast, o Encontros A3. O programa faz parte da nova proposta da revista de divulgação científica A3, que tem retomado sua produção nos últimos meses em formato digital.

A intenção é trazer assuntos de interesse público, temas atuais do noticiário a partir da voz de especialistas – os pesquisadores da UFJF. A conversa é mediada pela jornalista Laís Cerqueira e conta sempre com dois convidados. “Precisamos, mais do que nunca, que fontes qualificadas possam comentar, analisar ou refletir sobre questões do momento. Acredito que nossos pesquisadores têm muito a contribuir no debate público e isso deve ser feito de forma cada vez mais acessível para as pessoas”, resumiu a coordenadora do projeto da Diretoria de Imagem, Carolina Nalon.

O primeiro episódio, com 40 minutos de duração, trata sobre mobilidade urbana com o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Fernando Tadeu de Lima. O encontro também tem a participação do jornalista Clecius Campos.

Lima é doutor em Urbanismo e tem experiência em projetos com aplicação de recursos computacionais na mobilidade urbana. Durante o programa, o pesquisador, em conversa com os apresentadores, exemplificou como, em contextos ao redor do mundo, os mecanismos mobilidade urbana são construídos e como podem ser melhorados – além de explicar como a área abrange muito mais do que apenas o trânsito. No segundo bloco do programa, o foco foi Juiz de Fora e o próprio fluxo e acesso ao campus da UFJF.

O Encontros A3 é um desdobramento dos esforços do setor de divulgação científica da UFJF, que já havia navegado pelas ondas do podcast com o projeto Eis a Questão, também da Diretoria de Imagem da UFJF.

Os episódios serão publicados quinzenalmente e já estão disponíveis no Spotify e no Castbox. Ao longos dos próximos dias, será possível acessar o Encontros A3 em mais aplicativos agregadores – como o Google Podcasts e Apple Podcasts. Ouça aqui.