Ter o nome do pai na certidão de nascimento. Um projeto desenvolvido pelo campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promove uma série de ações para ajudar a garantir esse direito básico à população carente do município. A mais recente dessas atividades é o mutirão de reconhecimento de paternidade, que acontece neste sábado, 28, de 8h às 11h30, no espaço do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares (Sinsem), localizado na rua Barão do Rio Branco, 779 – Centro.

O mutirão vai atender os casos de reconhecimento de paternidade judicial ou extrajudicial de pessoas que não possuem o registro em seus documentos pessoais, bem como os casos de paternidade socioafetiva – aqueles em que a pessoa deseja colocar o nome na certidão de nascimento.

O atendimento é gratuito e não necessita de agendamento, ou seja, basta comparecer ao local na data e horário informados de posse dos seguintes documentos: certidão de nascimento da pessoa que quer incluir o nome do pai, comprovante de residência, RG e CPF. No caso de pai falecido, é necessário apresentar a certidão de óbito. Além disso, é importante saber o endereço completo do suposto pai para a citação – ato que dá ciência à parte contrária sobre a existência de um procedimento ou processo.

A atividade deste sábado é promovida pelo projeto de extensão “Direitos Humanos e Reconhecimento de Paternidade”. Além dos mutirões e atendimentos, a iniciativa realiza, desde 2013, palestras sobre o tema em escolas, espaços públicos e na própria UFJF-GV.

A expectativa do projeto é que os mutirões aconteçam até novembro, sempre no último sábado de cada mês.