Mesmo com a poluição e com outros fatores decorrentes da interferência humana no ambiente ainda foi possível constatar riqueza das chamadas plantas epífitas vasculares em alguns espaços verdes de 14 municípios da microrregião de Juiz de Fora.  O levantamento florístico foi realizado por Francine Seehaber Alvim em seu estudo de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ecologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ela explica que essa espécie é conhecida por viver sobre outras utilizando-as apenas de suporte.

Na pesquisa, Francine também verificou grande capacidade de adaptação das plantas às praças das regiões analisadas e encontrou 110 espécies. “O estudo se difere de muitos outros no que diz respeito ao campo de atuação, são poucos os que se referem ao meio urbano”, pontuou a acadêmica. Ela destaca que, além de analisar a flora do ambiente urbano, a intenção do trabalho foi, ainda, a de atrair a população para “conhecer e descobrir um novo conceito, de que a natureza está ao nosso redor”.

O professor orientador, Luiz Menini Neto, avalia os resultados como relevantes no ponto de vista da biodiversidade, já que “estas áreas verdes podem atuar como refúgios das plantas no interior das cidades”, além de contribuírem para o bem-estar da população de modo geral. Francine relata que, durante o levantamento e a verificação das flora, muitas pessoas se surpreenderam com as características das espécies. “Ao descobrirem que aquelas plantas que estavam nas árvores não eram malignas as pessoas se espantavam, já que elas não são parecidas com as comumente encontradas, como as: bromélias e orquídeas”.

Contatos:
Francine Seehaber Alvim (mestranda)
francinealvim@gmail.com

Luiz Menini Neto (orientador)
menini.neto@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Luiz Menini Neto – (orientador UFJF)
Prof. Dr. Fabrício Alvim Carvalho – (UFJF)
Dra. Narjara Lopes de Abreu – (Flora Original, Consultoria em Meio Ambiente)

Outras informações: (32) 2102-3227 –Programa de Pós-graduação em Ecologia