Estudantes universitários, aqueles que ainda querem ingressar no ensino superior ou mesmo fazer uma segunda graduação têm a chance de entrar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Todos os anos, o Edital de Vagas Ociosas possibilita o ingresso dessas pessoas, sem a necessidade de fazer uma nova inscrição no Sisu, Pism ou Vestibular.

O Edital reúne 798 vagas para o campus de Juiz de Fora e 266 para Governador Valadares. O documento é bastante complexo, atendendo a várias modalidades de ingresso. São nove, ao todo, discriminadas por meio de cinco anexos.

O período de inscrição é o mesmo para todos – de 30 de setembro a 1º de outubro – e será feita por meio de formulário on-line a ser publicado no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Para aqueles que são excedentes dos processos seletivos (Sisu, Pism ou Vestibular), e também podem ser chamados pelo Edital de Vagas Ociosas, não é preciso se inscrever, basta aguardar a convocação também pelo site Cdara.

Aos demais interessados, é importante observar o seguinte:

. Em qual curso da UFJF eu gostaria de entrar?
. Há vaga disponível?
. Em qual modalidade de ingresso me encaixo? Ou seja, qual é o meu perfil, considerando os pré-requisitos para candidatura?

Se você encontrou a vaga que deseja e está apto a concorrer, leia atentamente o edital geral e também o anexo correspondente a sua modalidade. São cinco anexos que podem ser acessados aqui:

Ingresso de excedentes dos processos seletivos públicos originários (não é necessária inscrição);

Reinscrição ao curso de origem;

Mudança entre campi para curso de mesma nomenclatura; mudança de curso na mesma área (no mesmo campus ou entre campi); mudança de curso (no mesmo campus ou entre campi);

Transferência de instituição de ensino superior (IES) para curso de mesma nomenclatura; transferência de IES para curso de mesma área;

Ingresso para obtenção de outra graduação na mesma área; e ingresso para obtenção de outra graduação.

No caso das modalidades de transferências e de ingresso para obtenção de outra graduação é necessário pagar uma taxa de inscrição, no valor de R$ 220, para aqueles que não pediram ou não conseguiram a isenção. O período para essa solicitação já terminou. O boleto pode ser quitado até o dia 2 de outubro, no Banco do Brasil.

Os critérios de seleção assim como a documentação a ser apresentada variam de acordo com a modalidade e curso. Essas orientações encontram-se no edital e nos anexos. Não há prova, com exceção do curso de Música, que prevê um exame de Habilidade Específica (Anexo VI).

A UFJF é uma universidade pública e o candidato aprovado por meio do Edital de Vagas Ociosas não paga qualquer tipo de mensalidade durante o curso.

Algumas dúvidas sobre o processo estão listadas no site da Cdara. Também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da UFJF pelo telefone (32) 2102-3911 ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br