O projeto de extensão Cinema em Foco, do Grupo de Pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual, recebe uma das maiores especialistas em preservação audiovisual do Brasil, Fernanda Coelho, para proferir a palestra “O que o analógico pode ensinar ao digital no arquivo audiovisual?”. A palestra ocorre nesta quinta-feira, 25, às 19h, no auditório do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A entrada é gratuita.

Na palestra, Fernanda pretende levantar questões que perpassam tanto o formato analógico quanto o digital, a fim de mostrar que a passagem de um para outro é parte de um processo. “Basicamente, a gente tem a sensação de que, com o mundo digital, tudo zerou e começamos com algo totalmente novo, sem relação nenhuma com o que tínhamos antes. A minha palestra vai dizer o contrário: que tudo que acontece na nossa sociedade, na sociedade humana, é processo. E o digital também é resultado de um processo que foi construído. Ele tem uma relação muito forte com o aprendizado que a gente teve com o analógico e que vai nos ajudar a trabalhar com o digital.”

Fernanda acredita que o audiovisual é “representante cultural fundamental para a nossa sociedade”, por isso é importante debatê-lo. “Costumo dizer que, se os historiadores do futuro não tiverem acesso ao nosso audiovisual – que não é só cinema, mas também a televisão e o YouTube, por exemplo -, não vão compreender a nossa época. A nossa época é audiovisual. Aprendemos, elegemos e criticamos, atualmente, com base no audiovisual.”

Fernanda Coelho é graduada em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), especialista em Museologia pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com mestrado em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atuou na Cinemateca Brasileira do Ministério da Cultura por mais de 30 anos, onde foi coordenadora de Preservação. É professora convidada da pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, no Núcleo de Gestão de Arquivística. Especializou-se em conservação de acervos, notadamente de acervos audiovisuais. Foi homenageada no 10º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais, em 2015, por sua atuação na preservação da memória audiovisual brasileira. Presidiu o Conselho Regional de Museologia da 4ª Região (COREM4R) no ano de 2016.

Cinema em Foco

O Cinema em Foco é um projeto permanente de cinema voltado para a exibição de filmes brasileiros e debates com realizadores, pesquisadores, atores e técnicos em cinema e audiovisual, sempre a partir de um tema específico da área. O projeto conta com o apoio da Pró-reitoria de Cultura através do Mamm.

Realizado bimestralmente, o Cinema em Foco faz parte das atividades do CPCine, que concentra suas pesquisas acadêmicas em torno de reflexões teóricas e práticas sobre a história do cinema e da produção audiovisual.

O CPCine é constituído por professores pesquisadores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A curadoria e organização do Cinema em Foco está a cargo dos professores Alessandra Brum, Sérgio Puccini e Luís Alberto Rocha Melo, e da pesquisadora Anna Karinne Ballalai.