Após 14 rodadas, time terminou o Octogonal Final com 27 pontos, um a mais que o Atheltic, de São João Del Rei (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel), time do projeto de extensão “Futebol UFJF”, conquistou pela primeira vez o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17, após empatar sem gols com o Athletic, no último sábado, em São João Del Rei. Com o resultado, a equipe terminou o octogonal final com 27 pontos, um a mais que o Athletic. O time juizforano ainda teve o artilheiro da competição, Evaristo, com 11 gols.

Já a equipe sub-15 terminou a fase final em sexto lugar. Na última partida, também em São João Del Rei, acabou sendo derrotada pelo Athetic por 2 a 0. Na classificação conjunta, levando em conta os resultados das categorias sub-17 e sub-15, a Asepel-Futebol UFJF terminou na quinta colocação. Como o regulamento considera esta classificação conjunta para o acesso à Primeira Divisão, a equipe juizforana permanece na Segundona. Minas Boca, Boston City e Inter São Gotardo sobem para a divisão principal das duas categorias.

O “Futebol UFJF”, parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com o Instituto Dom Orione, conta com a participação de alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, que desenvolvem treinamento, arbitragem e preparação física, além de integrarem a comissão técnica. Os conhecimentos dos graduandos é aplicado junto aos jovens dos bairros do entorno da Universidade – Dom Bosco e São Pedro, principalmente – que compõem as equipes.

O coordenador da iniciativa, professor Marcelo Matta, afirma que a experiência é mútua e tem rendido excelentes resultados. “A iniciativa alia a profissionalização dos estudantes de Educação Física com o desenvolvimento do potencial esportivo dos meninos do Instituto Dom Orione.” O retrospecto do time nos campeonatos locais, regionais e estaduais têm crescido positivamente. Entre as conquistas do grupo estão o título sub-15 do Campeonato Mineiro, em 2016. No ano passado, os jogadores disputaram a Primeira Divisão estadual, ficando lado a lado com times do Cruzeiro, Atlético e América.

O professor destaca que a preparação do time já é consolidada. Relata, ainda, que a expectativa futura é manter a qualidade das atuações: “os meninos já tem um longo tempo de formação e experiências competitivas em campeonatos”, diz.

(32) 2102- 3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos