Profissionais do setor elétrico terão mais uma oportunidade de formação aberta na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Laboratório Solar Fotovoltaico da Faculdade de Engenharia disponibilizou 40 vagas para o curso de Dimensionamento e Análise de Viabilidade Econômica de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaico. A iniciativa é gratuita e está com as inscrições abertas até o próximo domingo, 29. A prioridade das vagas é para pessoas com experiência no campo da elétrica que estejam em situação de vulnerabilidade financeira.

O objetivo da capacitação é a formação de profissionais capazes de projetar sistemas solares fotovoltaicos de pequeno porte em residências, comércio ou indústria. O curso tem carga horária de 20 horas e as aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 12h, na Faculdade de Engenharia da UFJF. A previsão é de que as atividades tenham início no dia 19 de outubro e término no dia 30 de novembro.

Conforme o edital, as inscrições estão disponíveis para pessoas que tenham disponibilidade de quatro horas semanais aos sábados e tenham completado o ensino médio, além de conhecimentos básicos em informática. O processo de seleção consta de quatro critérios: menor renda familiar per capita; formação ou atividade profissional relacionadas à área da eletricidade; motivo da participação no curso; e a idade (critério de desempate, com o candidato mais velho tendo prioridade).

Em razão da grande procura pelo curso oferecido nos meses de janeiro e abril, abriu-se nova oportunidade, seguindo os mesmos moldes do projeto. São sete módulos, organizados em disciplinas que buscam contemplar as diferentes atividades desenvolvidas no mercado profissional do setor elétrico.

Outras regras do processo, bem como aspectos gerais do curso devem ser consultadas no edital.

Oportunidade de inserção no mercado de trabalho

Ministrado desde 2015, o curso assume a responsabilidade de qualificar pessoas para o mercado de trabalho em energia solar fotovoltaica, fator importante tendo em conta que dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta quase 11,8 milhões de pessoas desempregadas no Brasil.

“Geralmente, esse tipo de curso é pago e não costuma ser barato. Quando promovemos a atividade, capacitamos a comunidade, mas também promovemos a interação e o aperfeiçoamento das técnicas de ensino, ao permitirmos que nossos alunos atuem como professores”, explica o coordenador do projeto, André Ferreira. Além disso, o professor da Engenharia aponta que o curso de extensão permite que os integrantes tenham contato com as questões práticas, legislativas e de percepção para analisar se o projeto fotovoltaico é viável em determinados ambientes.

O estudante do curso de Engenharia Elétrica – com habilitação em energia -, Hyago Palacio Fabri, explica a relevância do curso no momento. “Oferecemos a possibilidade de capacitação e inserção dos participantes no mercado de trabalho de forma gratuita. Alguns estudante que fizeram o curso foram empregados ou abriram os próprios empreendimentos. Em tempos de crise, é fundamental que as pessoas percebam a importância dos estudos e da universidade pública como fomentadora dessas ações.”

Outras informações: (32) 2102-5599 – Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar)