Alexandre Barbosa é coordenador do NIME (Foto: Dante Rodrigues)

A primeira edição do Congresso de Investigação Músculo-Esquelética e Biomecânica (CONIMEB), realizado nos dias 13 e 14 de setembro, em Governador Valadares, contou com amplo reconhecimento dos participantes. O evento organizado pelo Núcleo de Investigação Músculo-Esquelética (NIME) reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país e do Chile para aprofundar as discussões na área da biodinâmica do movimento.

De acordo com Alexandre Barbosa, coordenador do NIME, a organização conseguir cumprir com aquilo que foi previamente proposto e já delineou futuras atividades. “Acredito que fizemos um excelente networking, já frutificando com a vinda da equipe do professor Alexandre Okano para um treinamento em eletroestimulação transcraniana e neuromodulação prevista para novembro próximo”.

Michele Barbosa presidiu a CONIMEB 2019 (Foto: Dante Rodrigues)

Para Michele Barbosa, presidente do CONIMEB, o resultado do evento é fruto da dedicação e empenho da equipe do NIME. “Construímos uma programação para que os participantes pudessem usufruir de todos os momentos e também pudessem sair daqui não só com uma carga maior de conhecimento, mas também com o desejo de ser um agente transformador da comunidade em que vive”. A programação contou com 13 facilitadores pesquisadores envolvidos na prática aplicada, 10 conferências com aplicações práticas ao seu cotidiano clínico e 4 mesas-redondas com tempo para discussão e conversa aberta com facilitadores.

O depoimento do estudante do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, Jefferson James, reforça o sucesso do CONIMEB. “Sou enfermeiro e me senti acolhido, apesar de minha formação diferente da fisioterapia. As informações passadas e discutidas foram muito importantes para minha formação. Agradeço a oportunidade proporcionada pelo CONIMEB, tudo que passei ficará para sempre em minha memória, o que aprendi levarei para minha profissão e para minha vida, com certeza”.

Fábio Martins, professor da UFVJM, foi um dos pesquisadores convidados (Foto: Dante Rodrigues)

Fábio Martins, membro de Câmara Técnica do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 4) e professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), foi um dos palestrantes e aproveitou a sua fala durante o evento para a excelência acadêmica do NIME. “Queria parabenizar aos organizadores e fazer uma menção honrosa ao NIME, pois nós estivemos apoiando recentemente o COBRAFITO – Congresso Brasileiro e Internacional da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica – e o NIME ‘limpou’ os prêmios do Congresso, conquistando prêmios em várias categorias”.