O estudante de Educação Física Pedro Gualberto (de branco) é o idealizador da atividade e o responsável por ministrar as aulas. (Foto: Pedro Hiago)

Fraturas, ferimentos, queimaduras. Conhecer os métodos e técnicas adequados para agir nessas e em outras situações graves fazem toda a diferença. Pensando nisso, um estudante do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) organizou um curso básico de primeiros socorros para auxiliar os acadêmicos a lidarem com os riscos do dia a dia. No primeiro módulo, que aconteceu nesta quarta-feira, 18, os participantes aprenderam sobre ferimentos, curativos e bandagens e a forma correta de fazer imobilizações em casos de traumas.

O curso de extensão “Socorros de Urgência e Emergência para Universitários” foi idealizado por Pedro Ian Barbalho Gualberto, do sétimo período de Educação Física, que também é o responsável por ministrar as aulas. Ele explica que muitos estudantes chegam na universidade sem o conhecimento básico de primeiros socorros e já que vários deles são de outras cidades e moram sozinhos, “a falta desse conhecimento às vezes pode ser fatal”.

O professor do Departamento de Educação Física, Luiz Deresz (de branco) é o coordenador do curso. (Foto: Pedro Hiago)

A atuação de Gualberto é acompanhada de perto pelo professor do Departamento de Educação Física da UFJF-GV e coordenador do curso, Luiz Fernando Deresz. O docente afirma que o principal objetivo da atividade é incutir nos discentes a “ideia de que podem fazer alguma coisa para auxiliar no tratamento especializado”, como aquele realizado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), por exemplo.

Os módulos 2 e 3 acontecem em 16 de outubro e 13 de novembro e abordarão situações mais complexas, como alterações de glicemia e de pressão arterial, além de manobras de reanimação cardiorrespiratória. Como os conteúdos são independentes, não é necessário ter participado para primeira atividade para se inscrever nas próximas etapas. São disponibilizadas 20 vagas para cada um dos dois módulos seguintes.

Para inscrições e mais informações, clique aqui.