Debater a atual conjuntura da educação, a situação econômica, política e social do país são os objetivos da 46ª edição do Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As inscrições podem ser feitas on-line ou presencialmente no primeiro dia do evento.

O congresso pretende reunir cerca de mil estudantes para os debates e, ainda, irá eleger uma nova diretoria para a entidade. A eleição acontece a cada dois anos simultaneamente com o evento. Os candidatos escolhidos devem dar sequência nas principais pautas da luta do movimento estudantil.

Segundo a atual presidente da entidade, Luana Ramalho, o encontro é uma oportunidade dos estudantes apresentarem os rumos da luta do movimento estudantil. “A UEE-MG é uma entidade histórica, que completou 83 anos de existência. Nesses anos, sempre esteve nas lutas em defesa da educação pública, da educação de qualidade e em defesa dos direitos da juventude como um todo. A nossa expectativa é receber cerca de mil estudantes de fora da cidade e de Juiz de Fora.” 

Para o Diretório Central do Estudantes (DCE) da UFJF o congresso também é uma forma de articulação e cobrança quanto à defesa dos investimentos na área da pesquisa dentro das universidades. “A expectativa é que nós possamos manter o foco na pesquisa no nosso estado, tanto pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) quanto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), além de buscar recuperar os investimentos na ciência e na tecnologia”, disse o coordenador geral, Ramon Almeida.

O valor da taxa de inscrição para pagamento antecipado de cotistas/prounistas e participantes do Fies é de R$30; e as demais R$50. Confira os locais e a programação do evento.