Kaime estará no mesmo evento no qual participarão líderes mundiais (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre mais de 500 jovens líderes que impactam as comunidades onde vivem, com projetos focados em tratar da crise do clima e avançar em soluções para o problema, o estudante de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Kaime Silvestre, de 22 anos, participará da Cúpula da Juventude para o Clima na sede da ONU em Nova York, entre os próximos dias 21 a 23.  Além disso, também estarão presentes no evento líderes mundiais como Donald Trump, Emmanuel Macron e Jair Bolsonaro. 

Há dois meses, o estudante participou da conferência preparatória para a Cúpula do Clima das Nações Unidas em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. Silvestre avaliou sua participação no evento. “Estou feliz com toda a mobilização que estamos fazendo em defesa da vida do planeta e em defesa da nossa vida e das gerações futuras. Como aluno da UFJF tive várias oportunidades, como estágios na presidência da república e no Congresso Nacional, intercâmbios, e curso de línguas, que me permitiram o acesso a espaços aos quais eu jamais imaginei ser possível”. 

Programação

Antecedendo a semana de eventos, nesta sexta-feira, 20, acontece o evento “Greve global pelo Clima”, no qual jovens de todo o mundo estarão nas ruas exigindo maior comprometimento dos políticos e empresas com a redução da emissão de gases poluentes. 

 No dia 21, em Nova York, será realizada a Cúpula da Juventude da ONU para o clima. O evento, com duração de um dia inteiro, reunirá  jovens ativistas, inovadores, empreendedores e agentes de mudança comprometidos em combater problemas climáticos, dentre eles a jovem sueca Greta Thunberg, que lidera o movimento “Greve das escolas pelo clima”. O encontro será orientado em ações intergeracionais e inclusivas, com representação equitativa dos jovens líderes. 

No dia 22, haverá um encontro da sociedade civil brasileira na ONU, apenas para discutir a situação das queimadas na Amazônia. São esperados para esse evento políticos brasileiros, ex-presidentes da república, empresários, representantes de organizações que atuam na linha de frente na defesa da Amazônia e, claro, os jovens. Atualmente a região Norte do país sofre com recordes de queimadas e desmatamento, os fogos contribuem para a emissão de gases que provocam o efeito estufa, afetando o equilíbrio climático do planeta. O estudante mostra-se completamente insatisfeito com as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. “Estamos assistindo inquietos à destruição da Amazônia em virtude da política reacionária e desumana do novo governo, que não está preocupado com a preservação do meio ambiente, com a vida dos povos indígenas e com as comunidades tradicionais”.

Como parte de uma sucessiva semana de eventos, no dia 23 de setembro ocorrerá a Cúpula da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. A principal pauta da reunião são as medidas que deverão ser tomadas para minimizar o aumento da emissões de gases do efeito estufa até 2020 e reduzi-las drasticamente a zero até 2050.  

Kaime Silvestre ressalta que algumas medidas simples podem ser tomadas para ajudar na proteção da biodiversidade. A escolha de candidatos que se preocupam com o meio ambiente; a redução do consumo de carne; a troca de plásticos descartáveis por garrafas de água reutilizáveis; o uso de bicicleta e do transporte público ao invés de carros, estão entre as medidas apontadas pelo estudante. “Todos nós temos o poder de enfrentar a crise climática. Jovens de todo o mundo estão se recusando a ser ignorados e oprimidos. Somos uma geração determinada a construir algo melhor, algo mais ousado, algo novo. Não nos calaremos diante de tantos projetos danosos ao planeta”.

Aqueles que não puderem comparecer ao encontro são encorajados a participar da campanha “Meu Futuro Nosso Planeta” compartilhando um vídeo no Twitter ou Instagram com a hashtag #YouthClimateActionSummit, relatando as ações já adotadas para combater as mudanças climáticas, além de pedir a atuação dos líderes globais. 

Leia mais:

Estudante da UFJF representa América Latina em evento da ONU

Estudante do Direito representará a América Latina na ONU

Outras informações sobre a Cúpula da Juventude para o Clima podem ser encontradas por meio do site