Ação dos membros do projeto na Creche Carlos Roberto Ananias, no Bairro Dom Bosco (Foto: Divulgação)

Quanto vale um sorriso bem dado? Para o projeto “Dente da Gente: Educação em saúde”, vale muito mais do que parece. Criado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a iniciativa promove a importância da educação sobre higiene bucal para instituições e espaços da região.

Composto de alunos voluntários de diferentes períodos do curso de Odontologia, o Dente da Gente foi pensado como um maneira de se educar sobre higiene bucal para além do espaço da Universidade, realizando ações coletivas para a melhoria da qualidade de vida. Para isso, o projeto atende desde sua criação, em 2017, instituições de cunho social no auxílio às questões relacionadas ao tratamento odontológico. 

Atualmente, o grupo realiza cerca de cinco ações por mês, sempre em localidades diferentes. Ao todo, foram atendidas mais de 5.800 pessoas de 28 instituições diferentes, inclusive de cidades distantes de Juiz de Fora, como Cataguases e Visconde do Rio Branco. Orientador do projeto e professor do curso de Odontologia, Antônio Márcio Resende encara as ações realizadas pelo grupo como uma oportunidade para que o aluno do curso veja perspectivas e realidades diferentes das apresentadas em sala de aula. “Ajudar quem precisa é um sentimento ótimo, faz com que os nossos integrantes tenham uma perspectiva profissional de que vale a pena um trabalho social. É uma semente que mostra que, enquanto profissional, nós temos opções que envolvem aspectos de prevenção, de assistência social, não somente a odontologia curativa de consultório.” Além do professor Resende, o projeto conta com a coordenação da técnica-administrativa em educação Fernanda Ribeiro de Rezende e do docente Leandro Marques de Rezende.

Graduando do curso de odontologia e ex-membro do projeto, Matheus Ferreira Calais atuou durante dois anos como bolsista no Dente da Gente. Para ele, a experiência de participar das ações promovidas pelo grupo o fizeram ter uma nova perspectiva sobre a profissão. “Fazer parte do projeto foi um orgulho muito grande pela capacitação que recebi. É um grupo que se preocupa muito com as questões de inserção social, de propagar um conhecimento para a população. Foi uma experiência enriquecedora!”

Quem é atendido pelo Dente da Gente acaba sempre levando um incentivo a mais para continuar cuidando da higiene bucal. O projeto distribui em suas ações um kit especial, que contém uma escova, pasta de dente e fio dental. Além de uma garantia da continuidade da limpeza dos dentes e da boca, a entrega do kit é uma forma de mostrar a preocupação dos profissionais de saúde com o bem-estar físico e mental do paciente. “Essa é uma das maneiras que nós buscamos de elevar a auto-estima do público que nós atendemos. É como se estivéssemos dizendo para essa pessoa ‘olha, vocês têm gente olhando por vocês’, não é uma coisa qualquer” afirma Resende.

 As solicitações para as visitas podem ser feitas pelo e-mail dentedagente.ufjfodonto@gmail.com, cabendo à instituição solicitante informar o número de pessoas a serem atendidas, a faixa etária desse público e o tipo de informação sobre higiene bucal que pretendem abordar. 

Outras informações: (32) 2102-3851 (Faculdade de Odontologia-UFJF)

 Dente da Gente