Participantes do I Seminário FORCAMPI (Foto: Divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) marcou presença no I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI) realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, em Porto Seguro, no campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O evento buscou fomentar o diálogo entre dirigentes de instituições federais de ensino de todo o país sobre as possibilidades de melhorias dos campi avançados criados a partir do processo de interiorização das universidades e institutos federais.

Um dos idealizadores do FORCAMPI, Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV, destacou que o evento possibilitou a integração dos esforços e a reunião de experiências exitosas das direções de campi de todo o país. “O evento promoverá novas ações dos diretores, pois assistimos apresentações inspiradoras, tais como a experiência da professora Rejane Nascentes, vice-reitora da Universidade Federal de Viçosa; e do professor Marcos Schiefler, diretor do Campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além disso, conhecemos as realidades de áreas carentes e de difícil acesso, tais como do professor Francisco Otávio Landim Neto, diretor do campus Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá”. Além de Peterson Andrade, representaram a UFJF-GV no evento o coordenador acadêmico Fábio Pieri; e o coordenador administrativo Emílio Mafalda.

Evento foi realizado em Porto Seguro, no campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (Foto: Divulgação)

Peterson afirmou ainda que o evento não teria êxito sem o apoio fundamental do professor Marcos Bernardes, decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do CSC e um dos organizadores do fórum; e da professora Joana Angélica, reitora da UFSB. “Agradecemos pela acolhida e pelo apoio a este importante evento para o desenvolvimento das nossas instituições. Sem isso, este evento não seria possível com a qualidade que teve”.

Para o vice-diretor do campus GV e coordenador acadêmico da Instituição, professor Fábio Pieri, a participação no evento promoveu a troca de experiências entre os gestores dos diferentes Campi ali presentes: “contamos com o apoio e presença de reitores de algumas universidades federais, e recebemos mensagem de apoio de um dos gestores da Andifes, pela primeira vez desde a fundação do Fórum”. Ainda segundo o professor, foram definidos muitos encaminhamentos com a atividade, “como o Dossiê do Forcampi, o Caderno de Resumos de trabalhos do evento, a eleição da coordenação nacional e dos coordenadores de estado do Fórum, além da carta de Porto Seguro, gerada durante a plenária de encerramento. O Campus GV sai com importante papel do Forcampi, com seu diretor assumindo a Vice-Coordenação nacional, e o vice-diretor assumindo a Coordenação estadual de MG”, finalizou.

O I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI) contou com a presença de dirigentes de 14 instituições federais de ensino e 22 campis avançados. Em vídeo apresentado no evento, Ricardo Marcelo Fonseca, 2º vice-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Paraná, ressaltou que “este é o momento certo para a discussão sobre a imensa tarefa das universidades com a regionalização e com o desenvolvimento regional. Esta também é uma vocação das universidades públicas. A palavra-chave é diálogo, temos que estar juntos em um contexto adverso como esse para afrontar essas dificuldades que se apresentam neste cenário”.

Questões formais do FORCAMPI e planejamento de ações

O evento possibilitou a atualização da organização administrativa do FORCAMPI para que se estabelecessem coordenações nacional, regionais e estaduais. A coordenação nacional ficou sob responsabilidade do professor Renato Bochicchio, diretor do campus Litoral da Universidade Federal do Paraná; Peterson Andrade deixou a coordenação para assumir a vice-coordenação nacional. Fábio Pieri, coordenador acadêmico da UFJF-GV, foi indicado para a coordenação no estado de Minas Gerais.

Para Renato Bochicchio esta organização busca dar visibilidade aos campi avançados para que ocupem espaço no debate sobre a política educacional brasileira, em articulação com demais atores, com vistas aos enfrentamentos necessários da realidade atual brasileira.

Para o professor Martinho Machado Júnior, diretor-geral do campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira e indicado coordenador no estado do Paraná, a organização administrativa possibilitará “maior representatividade em Brasília em busca de emendas parlamentares que ajudem nossos campi”.

Entrega dossiê ao deputado federal Pedro Uczai (Foto: Divulgação)

O evento contou ainda com a participação do Deputado Federal e Membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Pedro Uczai (PT). O deputado recebeu das mãos dos dirigentes um dossiê sobre o processo de criação do FORCAMPI e um caderno com resumos de trabalhos desenvolvidos nas instituições. “O Caderno com os 25 resumos publicados e o Dossiê com a história do FORCAMPI foram entregues para os Reitores e Deputado Federal, membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Este material foi enviado ainda a para a Comissão de Educação, para que os Deputados Federais conheçam as realidades dos Campi fora de Sede ou com estrutura Multicampi”, destacou Peterson.

Carta de Porto Seguro

O evento contou ainda com a discussão e aprovação da Carta de Porto Seguro do FORCAMPI. O documento contempla aspectos da realidade dos campi e considerações sobre o Future-se.