Candidatos terão 4 horas para responder 50 questões

Este domingo, dia 15, será decisivo para os mais de 16 mil candidatos que se inscreveram para o concurso público de técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na data, a partir das 9h, serão aplicadas as provas objetivas de múltipla escolha, na UFJF e outras cinco escolas de Juiz de Fora e em duas faculdades de Governador Valadares, conforme consta no comprovante definitivo de inscrição do candidato, já disponível. Os inscritos devem ficar atentos às orientações, para evitar transtornos. Confira a relação das inscrições homologadas e a relação das solicitações de condições especiais para a realização das provas. O concurso está sendo organizado pela Fundação Cefetminas.

O concurso apresentou um número expressivo de candidatos; são 12.882 candidatos inscritos para fazer as provas em Juiz de Fora; e cerca de 3.258 em Governador Valadares, totalizando 16.140 mil candidatos. A relação candidato/vaga chega a 1.095,64, como no cargo de assistente em administração (campus Juiz de Fora). Veja os outros cargos.

“Neste cenário, de altos índices de desemprego, a UFJF está oportunizando, de imediato, o provimento de 30 vagas, que podem aumentar, em função de aposentadoria ou outras formas de vacâncias futuras. Também é importante ressaltar que esta é a primeira vez que a Universidade realiza um concurso através da contratação de uma fundação, que está responsável por toda a operacionalização do certame – o que oportuniza maior clareza e transparência”, afirma a pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF, Kátia Maria Castro. 

Prova

A prova objetiva de múltipla escolha será aplicada para todos os cargos e terá duração máxima de quatro horas, das 9h às 13h. São 50 questões: dez de Língua Portuguesa, dez de Legislação, cinco de Raciocínio Lógico e Matemático e 25 de Conhecimentos Específicos. As questões de Conhecimentos Específicos têm peso três, e as demais, peso um. O tempo total de duração da prova abrange assinatura e coleta de dado biométrico, bem com a transcrição das respostas para a Folha de Respostas.

No caso do cargo de Tradutor Intérprete de Linguagem de Sinais, haverá Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, com duração máxima de 30 minutos por candidato. Serão convocados para a Prova Prática somente os candidatos aprovados na Prova Objetiva e selecionados, em ordem decrescente de pontos obtidos, respeitando o limite até a trigésima colocação na Prova Objetiva.

Recomendações

O candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 60 minutos do horário do início da prova, munido de documento oficial de identificação com foto (original), com o qual se inscreveu; de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente; e preferencialmente, do comprovante definitivo de inscrição.

Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, de acordo com o horário oficial de Brasília e serão fechados, impreterivelmente, às 9h. O comprovante definitivo de inscrição não terá validade como documento de identificação.

Somente será permitida a saída dos candidatos uma hora após o início da prova, sendo que os três últimos candidatos só poderão deixar a sala ao mesmo tempo e após assinarem a Ata de realização das provas.

Serão considerados Documentos de Identidade: as carteiras, cédulas ou documentos de identidade expedidos por órgãos públicos autorizados; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto; carteira de trabalho com foto digitalizada; carteiras expedidas por ordens ou conselhos criados por lei federal ou controladores do exercício profissional, desde que contenham o número de identidade que lhes deu origem e a impressão digital. 

Durante a realização das provas, só será permitido o uso de caneta com corpo transparente, de cor azul ou preta, as mesmas que deverão ser usadas para o preenchimento do cartão de respostas. A UFJF não irá fornecer canetas aos candidatos.

É recomendável que o candidato porte somente o material estritamente necessário à realização da prova. 

Os concorrentes deverão desligar seus respectivos aparelhos celulares e remover a bateria, para evitar qualquer tipo de acionamento do equipamento assim que adentrarem a portaria do local de prova. No caso dos celulares em que não é possível a retirada da bateria, os mesmos deverão ser desligados, sendo acomodados em porta-objetos lacrados, que serão disponibilizados pela Fundação Cefetminas. Caso tais aparelhos emitam qualquer som, o candidato será eliminado do concurso.

Além disso, adornos, acessórios de cabelo, chapéus, bonés, óculos escuros e relógios de qualquer tipo também não serão admitidos. Candidatos com cabelos compridos devem mantê-los presos e de forma a deixar as orelhas descobertas.

Trânsito e segurança

Settra disponibiliza oito ônibus para atender campus da UFJF

No domingo, quatro estacionamentos do campus Juiz de Fora estarão liberados para os candidatos: os da Reitoria; do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt); do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e da Estação Meteorológica Automática (EMA), localizado acima do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

Os demais estacionamentos estarão reservados aos fiscais de prova e ao pessoal envolvido na organização do concurso. Faixas já foram instaladas nas entradas do campus para orientar quem não estiver envolvido com as provas a não circular no espaço durante o domingo, a fim de se evitar transtornos. Faixas com a sinalização auxiliar do campus serão instaladas no sábado, 14.

Segundo o coordenador de Segurança da UFJF, Isalino Clemente, a Universidade tem se empenhado para que os candidatos possam prestar o concurso com comodidade e conforto. “Foi montado um esquema especial de segurança, que será executado no domingo”, informa.

Para o acesso à UFJF, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizará oito veículos, sendo cinco da Linha 545 e três da 555, ambos “Universidade”. As operações terão início às 5h, no Centro, com atendimento até a Faculdade de Engenharia da UFJF.

Também serão feitas alterações no trânsito, como mão única na Rua José Lourenço Kelmer, entre o Portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, neste sentido. A Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão do sentido de circulação. 

Os veículos provenientes do Centro, com destino à UFJF, realizarão o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e Rua José Lourenço Kelmer. Já o transporte coletivo fará o seguinte trajeto: ônibus provenientes do Centro, com destino ao Bairro São Pedro: transitam pela Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Antônio Rufino, Avenida Presidente Costa e Silva. Já os provenientes do Centro, com destino à UFJF, transitam pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita e UFJF.

Confira o itinerário das linhas de ônibus, segundo informações da Settra:

No sentido Centro – UFJF, a Linha 545 sairá da Avenida Presidente Getúlio Vargas, no número 301, e seguirá pela Avenida Presidente Itamar Franco e faculdades de Medicina, Economia, novo Instituto de Ciências Humanas (ICH), Direito, Letras, Engenharia e Educação Física.

Na descida para o Centro, sairá da Faculdade de Educação Física e seguirá pela Avenida Presidente Itamar Franco, Travessa Doutor Prisco, Rua João Pessoa de Rezende, Avenida Francisco Bernardino, Rua São Sebastião, Avenida Presidente Getúlio Vargas, no número 301.

A Linha 555, no sentido Centro-UFJF, sairá da Rua Benjamin Constant, no número 790, e seguirá pelas ruas Santo Antônio e Paula Lima, Avenida dos Andradas, ruas Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento, Engenheiro Gentil Forn e José Lourenço Kelmer, até a Faculdades de Medicina.

No sentido UFJF- Centro, sairá da Faculdade de Medicina e seguirá pela Faculdade de Economia, novo ICH, Faculdade de Engenharia, ruas José Lourenço Kelmer, Engenheiro Gentil Forn e Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento, Avenida dos Andradas, Rua Silva Jardim, Avenida Barão do Rio Branco, Rua Afonso Pinto da Mota, Avenida Presidente Getúlio Vargas, Travessa Doutor Prisco, Rua João Pessoa de Rezende e Avenida Francisco Bernardino, até a Rua Benjamin Constant, no número 790.

A publicação do caderno de provas e do gabarito preliminar da Prova Objetiva está prevista para o dia 17 de setembro, conforme cronograma.

Confira a íntegra do Edital do concurso. 

Confira o mapa setorizado do campus-sede da UFJF.

Veja o cronograma preliminar do concurso

Outras informações sobre o concurso poderão ser obtidas na página http://concurso.fundacaocefetminas.org.br.  

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: concursopublico@fundacaocefetminas.org.br.