Outros dois debates estão programados: dia 16, em Governador Valadares; e outro no dia 26, na sede da Apes (Imagem: Pixabay)

Para apresentar propostas para a gestão do reitorado (2020 – 2024) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a chapa única – Unidos pela UFJF – composta pelos professores Marcus David e Girlene Alves, participa de um debate presencial com a comunidade acadêmica nesta sexta-feira, 13, às 9h, no Anfiteatro de Estudos Sociais – próximo à Faculdade de Direito. O debate será transmitido on-line pelo youtube – no canal Apes JF.  

Os debates devem cumprir a função de oportunizar aos candidatos a exposição das propostas, esclarecer dúvidas dos segmentos acadêmicos e permitir uma discussão democrática sobre a UFJF. O evento será dividido em cinco fases: apresentação da chapa; perguntas das entidades; perguntas da plateia; perguntas da internet; e fala final da chapa.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP), Augusto Cerqueira, é fundamental a participação da comunidade acadêmica nos debates para conhecer as propostas da chapa única. “Em um momento de ataques à democracia e as universidades públicas, nós devemos participar de ações como esta para valorizar a nossa autonomia universitária e, caso os candidatos sejam eleitos, podermos cobrar as promessas realizadas durante a campanha.”

No dia 16 de setembro, o debate acontece no auditório da Unipac, em Governador Valadares, no campus avançado da UFJF. Já no dia 26 de setembro, será realizado o último debate da campanha na sede da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) e terá transmissão on-line. O calendário foi definido pela COCP, formada por representantes da Apes, do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

Consulta pública

Todos os alunos devidamente matriculados, técnico-administrativos em educação (TAEs) e docentes em efetivo exercício ou aposentados que pertençam a órgãos colegiados ou façam pesquisa vinculadas à UFJF são aptos a participar da consulta pública. Para votar, é necessário apresentar documento de identificação com foto. 

A consulta pública para definição do novo reitorado está marcada para os dias 8 e 9 de outubro. O resultado da deve ser divulgado no dia 10 de outubro. Após a definição do resultado da consulta pública, o Conselho Superior (Consu) da UFJF se reúne para aprovar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que escolhe o reitor. 

Regimento para a Consulta Pública para reitor e vice-reitor da UFJF.

Comissão Organizadora da Consulta Pública