Rafael Procópio estará na UFJF nesta quinta-feira, 12 (Foto: Reprodução/Youtube)

A rainha das ciências: é assim que o professor Rafael Procópio define a Matemática. Com objetivo de ensiná-la da forma mais divertida e interessante possível, Procópio começou um canal no Youtube há 9 anos. 1,813 vídeos depois, o professor já acumula mais de 112 milhões de visualizações, 1,6 milhão de inscritos e 2,1 milhões de curtidas no Facebook – nesta última rede social, a  página de Procópio é a maior do mundo voltada para o ensino de matemática. Para conversar sobre sua trajetória, desafios na área da Educação e o lançamento do livro “Sou péssimo em Matemática”, Procópio estará nesta quinta-feira, dia 12, na sala S402 do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A conversa com o professor começa às 18h.

Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da rede pública municipal do Rio, Rafael Procópio propõe que a  apresentação da Matemática – mesmo em seus aspectos mais complicados – deve ser feita de forma curiosa e acessível, com espaço para também abordar os aspectos filosóficos e inusitados da ciência. Atualmente, Procópio é um dos embaixadores brasileiros do Youtube Edu, uma plataforma que veicula conteúdos educacionais gratuitos e cuja curadoria é feita por especialistas do Sistema de Ensino Poliedro, coordenados pela Fundação Lemann.

O convite para Procópio apresentar-se em Juiz de Fora partiu do professor Luiz Cláudio de Aquino que, atualmente, cursa doutorado em Modelagem Computacional na UFJF. “Queremos apresentá-lo aos nossos estudantes de licenciatura para que também vejam como trilhar um caminho que também pode, além de levá-los a um patamar muito bom, também alcançar um grande número de pessoas.”

“Lembro de uma vez em que o Rafael contou sobre um índio que viajou para assistir a uma de suas apresentações e como aquilo foi fantástico”, relata Aquino. “É um incrível a oportunidade que existe para conversarmos e passarmos informações para um público maior, de norte a sul do país. O motivo social desse  trabalho também é muito bom.” Aquino – que também tem um canal no Youtube sobre Matemática, porém, com conteúdo voltado para estudantes do ensino superior – explica que acompanha os vídeos de Procópio desde a criação do canal, em 2010, e sempre admirou o trabalho do colega. 

A professora do Departamento de Matemática da UFJF, Lucy Takahashi, que está organizando a vinda de Procópio em parceria com Aquino, faz coro à importância de exemplos como o do professor. “É fundamental apresentarmos essa nova perspectiva para todos que fiquem interessados; e, por isso, abrimos a apresentação para todo o público, sem necessidade de inscrição. ”

Outras informações:
Canal Matemática Rio
Canal Professor Aquino