Lyderson Facio Viccini têm mandato de quatro anos na fundação (Foto: Fapemig)

Lyderson Facio Viccini têm mandato de quatro anos na fundação (Foto: Fapemig)

O professor do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Lyderson Facio Viccini, tomou posse como membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), na manhã desta terça, 10 de setembro.

O Conselho é o órgão responsável por deliberar o manual, o plano de ação e o orçamento anual da entidade, além de julgar as contas do exercício anterior e orientar a política patrimonial e financeira da Fundação. Composto de 12 membros, os conselheiros têm mandato de quatro anos, sem possibilidade de recondução. O Conselho Curador reúne-se pelo menos quatro vezes por ano e, extraordinariamente, mediante convocação de seu presidente ou por solicitação de, pelo menos, um terço de seus membros.

De acordo com os critérios pré-estabelecidos pela Fapemig, os curadores devem ser “pessoas de ilibada reputação, grande experiência e saber científico e tecnológico reconhecidos”. Viccini recebe a notícia com surpresa e sentimento de responsabilidade e gratidão. “Devo muito da minha vida acadêmica ao apoio da Fapemig. Não é algo que eu imaginava na minha vida. Estou feliz pela possibilidade de contribuir de alguma forma com a instituição. Não estou representando a UFJF, mas a UFJF se faz presente.”

Sobre as expectativas para a gestão, Viccini afirma que é de essencial importância sensibilizar as pessoas sobre a importância da Fapemig no desenvolvimento do Estado nos mais diversos âmbitos. “Estamos apenas começando, então ainda não tivemos a oportunidade de discutir a questão a fundo. Imagino que é um momento que teremos que ser criativos.”

Segundo a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica de Oliveira, tal indicação constitui um ato importante para a UFJF. “A Fapemig é uma instituição responsável pelo fomento da Ciência e Tecnologia em nosso estado. Ao elaborar programas de apoio às investigações e aos pesquisadores, a instituição define as políticas para o desenvolvimento de ciência e tecnologia do nosso estado. Ter um docente da UFJF com assento no Conselho Curador significa, de certa forma, participar da construção dessas políticas, das diretrizes para o desenvolvimento de nosso estado.”