Iniciativa é promovida pela Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca (Imagem: Pixabay)

O anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, no próximo dia 17, a I Conferência de Estomatologia da Zona da Mata Mineira, que terá como tema a “Inter-relação entre infecções sexualmente transmissíveis e lesões bucais”. A iniciativa é promovida pela Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca (Lapcab). 

O evento irá contar com equipe de palestrantes da região, nas áreas da odontologia e da medicina, como os professores Hakayna Calegaro, Marcio Falabella e Gustavo Gouvêa. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, através deste link. São oferecidas 240 vagas.

De acordo com o presidente da Lapcab e um dos organizadores do evento, Yuri de Lima Medeiros, “é muito importante a realização de uma Conferência sobre Estomatologia em Juiz de Fora, por ser um assunto pouco explorado e de tamanha relevância na formação odontológica”.

Graduando do curso de Odontologia da UFJF, Medeiros afirma que o tema foi escolhido devido ao aumento dos casos de lesões bucais associadas às doenças sexualmente transmissíveis. “Observamos isso no nosso atendimento no projeto de extensão ‘Serviço de Estomatologia: Diagnóstico e Tratamento’”, conta.

Mais de um milhão de casos de ISTs por dia no planeta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a ocorrência de mais de um milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia no planeta. Ao ano, calcula-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções, entre HPV, clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoniase. 

O problema também é comum no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que a população entre 25 e 39 anos é a mais suscetível a contrair as enfermidades transmitidas pelo sexo. As ISTs mais importantes que podem ter manifestações orais são a sífilis, gonorreia, herpes genital, candidíase, HPV e Aids. 

Quando houver suspeita de lesões orais, ligadas às ISTs, o diagnóstico é confirmado através de exames clínicos e laboratoriais. “Portanto, é fundamental que os profissionais de saúde, em especial os cirurgiões-dentistas, estejam atentos a isto, visando ao diagnóstico precoce, o tratamento necessário e as orientações preventivas a serem implementadas na comunidade”, argumenta o presidente da Lapcab.

Lapcab

A Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca não possui fins lucrativos e foi fundada no dia 7 de maio de 2010, sendo a primeira Liga oriunda da Faculdade de Odontologia da UFJF. É desenvolvida por um grupo de dez estudantes, com presença de um tutor (Eduardo Vilela)  e duas professoras convidadas (Leticia Drumond e Paula Chandretti).

O papel dos professores é envolver e estimular os alunos do curso de graduação em Odontologia a aprofundar os conhecimentos técnico-científicos relacionados à prevenção do câncer de boca, detecção precoce, autoexame da cavidade bucal e estomato-patologia, além de desenvolver cursos, seminários e discussões de casos referentes ao câncer de boca. O objetivo principal da Liga é instruir o público-alvo quanto à importância da prevenção e, ainda, expandir os conhecimentos na área para a comunidade acadêmica. 

O projeto conta com atendimento ambulatorial todas as segundas-feiras, através do projeto de extensão “Serviço de Estomatologia: Diagnóstico e Tratamento”, que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões malignas, pré-malignas e benignas, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida e no prognóstico de pacientes da macrorregião de Juiz de Fora. Representa, ainda, um movimento acadêmico científico que atua nas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, tendo como enfoque principal a comunidade.

Página oficial do evento.

Labcap no Instagram.