A Diretoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou edital para a contratação temporária de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) interessados em atuar no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade. As inscrições poderão ser feitas entre a próxima segunda-feira, dia 9, até o dia 13 de setembro, e realizadas somente pelo e-mail nucleo.nai@ufjf.edu.br

O edital nº03 abre vagas para quatro tradutores e intérpretes de Libras para a UFJF, e a duração do contrato é de três meses, com jornada de até 40 horas semanais. O cargo envolve atividades como traduzir e interpretar artigos, textos, conversações; interpretar, em Libras, atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; entre outras. Além da análise dos documentos exigidos, o processo seletivo do edital contará com uma prova prática composta por três fases que avaliarão a capacidade de traduzir e interpretar do candidato. 

A professora da Faculdade de Educação da UFJF e coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), Katiúscia Vargas, afirma que “a Universidade ainda tem demandas de interpretação que não estão sendo preenchidas, como eventos, monitorias e outras que necessitam ser atendidas, daí a necessidade de se contratar mais profissionais. É uma prioridade continuar realizando ações de inclusão. Essa é uma política institucional e temos que fazer o possível para promover um ambiente mais inclusivo. No caso dos alunos surdos, a presença de intérpretes e fundamental.”

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital e no site do Núcleo de Apoio à Inclusão.