Estão previstos três debates no período de campanha (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O atual reitor Marcus David e vice-reitora Gislene Silva, compõem chapa única para a Consulta Pública 2019, marcada para os dias 8 e 9 de outubro. O calendário foi definido pela Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP), formada por representantes da Associação dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). 

A campanha tem início na próxima segunda-feira, 9, e vai até o dia 7 de outubro. De acordo com a COCP, no período da campanha, acontecem três debates. O primeiro, no dia 13 de setembro, no auditório de Estudos Sociais. No dia 16 de setembro, o debate acontece em Governador Valadares. Já no dia 26 de setembro será realizado o último debate da campanha na sede da Apes e terá transmissão on-line. O resultado da consulta deve ser divulgado no dia 10 de outubro. 

Todos os alunos devidamente matriculados, técnico-administrativos em educação (TAEs) e docentes em efetivo exercício ou aposentados que pertençam a órgãos colegiados ou façam pesquisa vinculadas a UFJF, são aptos a participar da consulta pública. Para votar, é necessário apresentar documento de identificação com foto. 

Após a definição do resultado da consulta pública, o Conselho Superior (Consu) da UFJF se reúne para aprovar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que escolhe o reitor. 

Regimento para a Consulta Pública para reitor e vice-reitor da UFJF.

Comissão Organizadora da Consulta Pública