Em um convite aberto para estudantes e pesquisadores interessados pelo estudo de moléculas macrocíclicas – a hemoglobina e a clorofila, por exemplo –, o Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe o pesquisador Bernardo Iglesias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em sua apresentação, o professor abordará como essas moléculas podem contribuir para o entendimento de diversos processos biológicos  principalmente na formação de espécies reativas de oxigênio (EROs), interação com biomoléculas tais como DNA e albuminas e na aplicação fotobiológica.

O pesquisador da UFJF, Luiz Antonio Costa, estará presente na palestra e reforça que, além da apresentação aberta para a comunidade acadêmica, Iglesias também aproveitará a visita para firmar uma parceria científica entre as duas universidades. “Apresentarei para ele, junto a uma estudante de iniciação científica, alguns dos resultados que obtivemos aqui”, explica Costa. “Durante a estadia dele aqui, também vamos estreitar essa colaboração entre as pesquisas.”

A apresentação de Iglesias, intitulada “Porphyrins and corroles in bioinorganic chemistry” (“Porfirinas e corróis na química biorgânica”, em tradução livre) acontece nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, às 14h, na sala 3106 do Instituto de Ciências Exatas (ICE).