Com presença do reitor Marcus David e de membros da administração superior, comissão assume em meio a cenário de ameaça às carreiras do serviço público (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Os novos membros eleitos para a  Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tomaram posse nesta segunda-feira, 2, em solenidade no Centro de Ciências da UFJF.   

“O trabalho da CIS é muito importante. Acreditamos que trabalhos realizados de forma colegiada, debatidos com ampla participação, tendem a chegar em uma melhor decisão”, ressaltou o reitor Marcus David. “Precisamos reconhecer que as carreiras do serviço público estão sofrendo ameaça. Todos os espaços onde os trabalhadores, servidores públicos, podem estar reunidos, debatendo a sua carreira, tornam-se muito importantes. Esta nova comissão é eleita num momento de desafios na luta pela defesa da categoria do TAEs, fundamental para o funcionamento das universidades públicas”, definiu.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Flávio Sereno, observou que o momento é de luta pela carreira dos técnicos. “Esperamos continuar o trabalho do sindicato junto com a CIS”, disse.

Um dos eleitos para a comissão, o técnico administrativo em Educação, Heronides Soares de Meireles Filho, falou sobre os objetivos da nova gestão: “Tentar manter a resistência considerando a conjuntura adversa. O Future-se, por exemplo, destrói nossas carreiras, não inclui os trabalhadores administrativos. Perder nosso plano de carreira hoje é um retrocesso muito grande. Precisamos construir um diálogo com outras universidades para formamos uma resistência maior”.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, ressaltou a importância da CIS para o acompanhamento dos trabalhos realizados pela UFJF. “Ao discutir, avaliar e questionar cada projeto, a CIS permite inclusive a revisão de procedimentos. Este trabalho coletivo tem sido louvável.”

A CIS
A CIS tem por finalidade acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a implantação do Plano de Carreira na Instituição de Formação e Educação e propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para o aprimoramento do Plano de Carreira. A Comissão é constituída pelos nove candidatos mais votados, sendo os seis primeiros titulares e os três últimos, suplentes. 

A composição é formada por cinco servidores para titular e dois para suplentes lotados no campus Juiz de Fora. Em Governador Valadares são um titular e dois suplentes. O mandato dos membros da CIS é de três anos. A Comissão tem um coordenador e um coordenador adjunto, eleitos entre seus membros. As reuniões ocorrem no campus Juiz de Fora, com a participação do representante de Governador Valadares, por webconferência.