Com o objetivo de unir aprendizado e solidariedade, integrantes da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) promovem uma campanha de arrecadação de brinquedos. As doações serão entregues ao Centro de Apoio ao Deficiente Físico de Governador Valadares (Cadef), considerado referência para pacientes com deficiências físicas e/ou múltiplas.

As caixas para recolhimento de brinquedos estão disponíveis no hall de entrada dos prédios A e B do Pitágoras, até o dia 12 de outubro. A iniciativa da campanha surgiu após visita técnica da disciplina lecionada pela professora Alice Maria Silva. “A oportunidade de sentir a realidade dos profissionais e dos pacientes que conseguem a reabilitação apesar da precariedade de recursos mostrou-lhes [aos alunos] o quão importante é a profissão”, explica Alice.

Nesse sentido, o discente Ruan Thonpson Souza reitera que ao acompanhar o trabalho realizado na instituição, pensou em uma forma de colaborar. “Nos deparamos com uma equipe multiprofissional empenhada em fazer o máximo possível com o mínimo de aparato e equipamentos. Ademais, a escassez de brinquedos lúdicos, sensoriais, pedagógicos fez com que nós nos sensibilizássemos com esta causa”, explica.

A campanha visa à arrecadação, preferencialmente, de brinquedos pedagógicos. A professora Alice explica que brinquedos pedagógicos, sonoros e com estímulos visuais podem ser auxiliares no processo de reabilitação infantil. Ainda segundo a docente, “torna-se relevante para o aprendizado do aluno sentir empatia para com o próximo. Os estudantes estão construindo saberes, e isto inclui saber transpor barreiras e buscar meios facilitadores para o sucesso do trabalho”.

Toda a comunidade acadêmica da UFJF-GV, e também sociedade valadarense, está convidada a participar da campanha. As arrecadações serão realizadas até a semana do Dia das crianças. Participe!