Em busca do estímulo para a realização de projetos que atendam as demandas comunitárias no âmbito do Programa Boa Vizinhança, a Pró-reitoria Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pretende reunir representantes de instituições, entidades e movimentos sociais, de 46 comunidades acolhidas pela atividade, para a proposição de iniciativas a serem incentivadas na Universidade. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira, dia 26, das 17h às 20h, no Anfiteatro 2 do Centro de Ciências da UFJF.

Os representantes devem apresentar as demandas e levantamentos comunitários por escrito e entregá-los no dia da reunião. Podem ser propostas iniciativas nas áreas de Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia; e Produção e Trabalho.  O diferencial do Programa Boa Vizinhança é marcar uma relação mais próxima entre a Universidade e os bairros localizados ao seu entorno.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destaca a atividade como uma inversão do processo comum na criação dos projetos de extensão universitária. “Geralmente, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) propõem ações, para responder às demandas comunitárias, por meio das próprias análises e pontos de vista sobre quais atividades acreditam ser importantes para a população. Neste programa, a comunidade vem até a Universidade, apresenta suas necessidades, e tentamos criar projetos que atendam a essas carências.” 

Já o coordenador de Ações de Extensão, Diogo Mendes Rodrigues, ressalta que “ao mapearmos estas demandas, oferecemos um leque de possibilidades para docentes e TAEs desenvolverem ações de extensão que atendam aos pontos levantados pela própria comunidade, como necessários para a melhoria de suas condições de vida”. Além disso, acredita que o edital oferece diferentes possibilidades de atuação nas oito áreas temáticas da extensão. “Com a publicação de um edital específico para o Programa Boa Vizinhança, que é uma ação estratégica da Proex, aprovada pelo Conselho Setorial de Extensão e Cultura, temos a possibilidade de estimular cada vez mais ações interventivas junto a esses coletivos e instituições do entorno.”

Atualmente, 23 projetos de extensão, vinculados ao Programa Boa Vizinhança, atendem 46 bairros localizados ao redor do campus. O novo edital do programa está previsto para ser divulgado em setembro. Após o levantamento, as propostas serão consolidadas por áreas de extensão e colocados como demandas no anexo do edital do Programa Boa Vizinhança – campus Juiz de Fora. 

Outras informações: (32) 2102-3961 (Pró-reitoria de Extensão (Proex)

boavizinhanca.extensao@ufjf