Vídeo conta com a participação do estudante Lucas Sena. (Foto: reprodução/ATS)

Quem acessa o acervo de vídeos da Associação Americana do Tórax (ATS) encontra personagens conhecidos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora em um dos materiais. Após convite da Associação, integrantes do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV produziram vídeo sobre a aplicação do Mini BESTTest, exame utilizado para avaliar o equilíbrio e a caminhada em pessoas com doenças crônicas. Clique aqui e confira o material.

A iniciativa partiu da Assembleia de Fisioterapeutas da Associação Americana do Tórax, uma das mais conhecidas sociedades de medicina respiratória mundial, com o objetivo de facilitar a divulgação do conhecimento sobre a Reabilitação Pulmonar. “O vídeo foi produzido com o objetivo de facilitar a divulgação do conhecimento sobre a prática da Reabilitação Pulmonar entre os profissionais que trabalham com pacientes com doenças respiratórias crônicas”, explica o professor do Departamento de Fisioterapia, Cristino Oliveira.

No vídeo, há a demonstração sobre como aplicar o Mini BESTTest que é um teste com alta aplicabilidade clínica, utilizado para avaliar o equilíbrio e a marcha (caminhada) em pessoas com doenças crônicas tanto cardiorrespiratórias como neurológicas. A gravação ocorreu na Clínica Escola de Fisioterapia da UFJF-GV e contou com a participação de membros do Núcleo de Estudos em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Desenvolvimento Humano do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV, além de estudantes do curso.

“Essa produção impacta no fortalecimento das atividades do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV, assim como na formação dos estudantes e no cotidiano da Universidade, porque permite o intercâmbio e a internacionalização de conhecimento científico e expertise entre a comunidade acadêmica local e as instituições científicas oficiais mundiais, como a ATS”, comenta a docente Laura Alves Cabral, que também participou da coordenação da atividade.

Laura destaca ainda que a iniciativa fomenta a busca por uma prática clínica de qualidade, pois utiliza um instrumento de avaliação válido e confiável que pode ser aplicado por fisioterapeutas, assim como estimula os estudantes a sempre estarem atualizados em relação às evidências científicas, com oportunidade de aplicação prática do conhecimento. “A produção fortalece as parcerias internacionais existentes com o Departamento de Fisioterapia e propicia o desenvolvimento de novas propostas, o que possibilita a divulgação de informação científica de maneira permanente, fácil e acessível”, finaliza.

Colaboraram também na produção do material a fisioterapeuta e professora da University of Melbourne, Austrália, Dra. Annemarie Lee, além da fisioterapeuta e bolsista de Apoio Técnico em Pesquisa, Brena Paiva, e dos estudantes Isis Figueiredo, Brisa Simões e Lucas Sena.