“Os desafios da gestão da saúde no estado de Minas Gerais”, foi o tema da palestra do secretário de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva (Foto: Alexandre Dornelas)

Foi realizada na última quinta-feira, 15, no anfiteatro da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a palestra “Os  desafios da gestão da saúde no estado de Minas Gerais”, em continuidade à programação do evento que teve início na última segunda-feira, 12. O secretário de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, avaliou a situação da saúde relacionada à questão econômica.

De acordo com o secretário, o principal caminho para melhoraria da saúde do estado é a utilização de novas ferramentas de gestão. “Acredito que o controle da saúde, baseado na gestão, é o que trará benefícios no futuro. Economicamente falando, a saúde responderá diretamente à melhoria da situação econômica do país como um todo. Nós precisamos, realmente, de financiamento. Então, havendo melhora da economia, facilita muito melhorarmos as questões da saúde.”

Durante a palestra, Amaral apresentou propostas de enxugamento de gastos, como a adoção do Regime de Recuperação Fiscal. Além disso, exibiu dados a respeito de economias promovidas na secretaria de saúde, como a diminuição da locação de carros, demissão de funcionários fantasmas e passagens aéreas, por exemplo, que representaram uma redução de 52% em relação a 2018.

A respeito da promoção desses debates em um momento de numerosos desafios, sobretudo na questão econômica, Carlos Eduardo Amaral ressalta a relevância da discussão. “Quando fui convidado, fiz questão de vir, porque como a saúde tem a ver com a gestão e estamos num ambiente de formação de economistas, isso é fundamental. Nós precisamos deste tipo de recurso humano na Secretaria do estado.”

Na avaliação do  presidente do Diretório Acadêmico Gerardo Barbosa, Davi Filho, o evento está sendo muito proveitoso por conseguir expor várias linhas de pensamento e estimular os alunos, mostrando a economia na prática. “Conseguimos, com a semana, expor vários temas dentro da Economia, além disso, nosso objetivo principal sempre foi instigar o aluno a continuar no estudo das Ciências Econômicas, apresentando diversas áreas, com diversos pensamentos políticos e ideológicos diferentes.”

A estudante do 6º período de Economia da UFJF, Camila Amaral Ferreira, avalia que eventos como este são importantes e interessantes, porque se distinguem do dia a dia da sala de aula. “Vemos, na prática, exemplos de pessoas que trabalham na área compartilharem experiências, o que difere muitas vezes das aulas, que são mais voltadas para teoria”.

Cléo Morais, estudante do 6º período de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), revela que seu interesse pela palestra aconteceu por sua identificação com a área da saúde. “Eu escrevo muito sobre as consequências, então quis ouvir um pouco sobre a origem do tema. Acredito que eventos como este motivem os alunos. Vemos as discussões, as práticas do que está acontecendo no mundo e que te fazem entender o porquê estudar determinado assunto.”

Confira a programação completa da 5ª Semana da Economia

Outras informações: (32) 2102-3541 –  Faculdade de Economia