O infectologista, à esquerda, visita a ESF Atalaia e Azteca, com a profa. Lucia e o residente Mateus. (Foto: divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu, na última semana, a visita do infectologista José Antônio Ferreira, médico vinculado à Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital da Baleia em Belo Horizonte. Entre as atividades desenvolvidas em GV, Ferreira visitou a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Atalaia e Azteca, e o Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais (CREDEN-PES).

Equipe em visita ao CREDEN-PES. (Foto: divulgação)

Para a professora Lucia Alves Fraga, do Núcleo de Pesquisa em Hansenologia da UFJF-GV (NuPqHans), a vinda do Dr. José Antônio foi muito produtiva. “Nosso estudo envolve aspectos imunológicos, genéticos, nutricionais, epidemiológicos, dentre outros, em relação à hanseníase. Buscamos identificar biomarcadores que possam contribuir para um diagnóstico precoce da doença, incluindo os contatos domiciliares. Dessa forma, buscar estabelecer medidas mais eficazes de controle da hanseníase, que ainda persiste em nossa região e em vários outros estados do Brasil”, explicou.

O projeto do NuPqHans conta com o apoio de parceiros regionais, como o CREDEN-PES, e internacionais, como a Emory University, localizada em Atlanta (EUA). O infectologista visitante é professor da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (Faseh), e colaborador do projeto de pesquisa ligado à Emory University. Segundo a professora Lucia, “as três instituições: UFJF-GV, a Faseh, em nome do Prof. Dr. José e a Emory, em nome da Dra. Jessica Fairley, estão comprometidas com o Estudo da Hanseníase e co-infecções em Governador Valadares e entorno”.

Ao analisar a importância das atividades realizadas, a docente citou também o apoio do distrito de Limeira de Mantena, que faz parte do projeto, e favorece o apoio da enfermeira e coordenadora da ESF, Ângela Vinhal, da Secretaria de Saúde de MG, em nome da Dra. Maria Aparecida Grossi, e da Secretaria Municipal de Saúde de GV, como as equipes do CREDEN-PES e da ESF dos Bairros Azteca e Atalaia, “com as quais temos, há alguns anos, uma importante parceria que nos garante o avanço desse projeto. Somos gratos a todos que têm contribuído para esta finalidade, bem como estudantes de graduação e Pós-graduação que fazem parte desse processo”, finalizou.