Uma cerimônia de abertura oficializou a III Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento aconteceu nesta quarta-feira, 7, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), às 19h, e contou com a presença de  autoridades e convidados. Dentre eles, Lorna Washington, personagem do documentário “Sobrevivendo a supostas perdas”, exibido no encerramento da solenidade.

O professor e coordenador do projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTQ+” e organizador da III Semana, Marcelo Carmo, destaca a importância da UFJF em promover a representatividade das pessoas LGBTQ+ na sociedade. “Mais uma vez a UFJF protagoniza essa discussão através do ensino, da pesquisa e da extensão e de projetos como esse que reitera e reforça o papel de propor novas ideias, questões e fazer com que a sociedade caminhe”.

Na mesa de abertura, Marcelo Carmo, Ana Lívia Coimbra e Julvan Moreira (Foto: Alice Coêlho)

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, afirma que a Semana Rainbow é parte fundamental do conjunto de ações que a Pró- reitoria de Extensão (Proex) e a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) possui no campo do trabalho em respeito às diversidades. “A Semana Rainbow articula atividades educativas que vão desde a realização de projetos culturais e artísticos, passando por debates que trazem a temática do respeito à diversidade. Além disso, também procura criar espaços de atendimento para a população LGBTQI+”.

A militante Lorna Washington destaca o diferencial do evento. “A importância de um evento como esse, principalmente, é mostrar para as pessoas que estamos vivos e que nós existimos. Para o poder público nós só existimos quando tem a Parada Gay, mas não é só isso: temos um trabalho muito bom a apresentar”.

Lorna Washington: “A importância de um evento como esse é mostrar para as pessoas que estamos vivos e que nós existimos” (Foto: Alice Coêlho)

Para o participante Leonardo Barbosa, a programação serve para conhecer o público  LGBTQ+, entender as dificuldades e, com isso poder ajudar de alguma forma. Além disso, destaca o interesse que a semana desperta pela pluralidade de eventos. “O que me chamou atenção na programação foi o número de eventos durante essas duas semanas e, principalmente, um evento que será voltado para o mercado de trabalho e as dificuldades que este público enfrenta.”

III Semana Rainbow da UFJF

O tema da III Semana Rainbow da UFJF é “Corpos estranhos: quando a não normatividade dialoga com gênero, classe e sexualidade”, uma homenagem a estudante e militante da causa LGBTQI+, Matheusa Passareli, morta em abril de 2018 na Zona Norte do Rio de Janeiro. Matheusa considerava-se não-binário, sem identificação com os gêneros masculino ou feminino.

Confira a programação completa da III Semana Rainbow aqui ou aqui.

Acesse o site da III Semana Rainbow

Nem todos os eventos necessitam de ingresso, mas para aqueles que os exigir, podem ser retirados neste site.