Evento acontece em Belo Horizonte e propõe discussão quanto aos desafios da tecnologia sem fio num mundo cada vez mais conectado (Foto: Unsplash)

Com o objetivo de discutir as necessidades e demandas relacionada às medições de radiofrequência para os novos sistemas de comunicação sem fio, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPEE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organiza o I Workshop de Propagação e Medidas em Radiofrequência, em Belo Horizonte (MG). O evento acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Centro de Estudos em Telecomunicações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Cetuc) e reunirá pesquisadores de sete universidades federais, além de institutos de pesquisa e órgãos governamentais.

O evento é voltado para estudantes, professores e profissionais da área de telecomunicação e tecnologia, que podem se inscrever gratuitamente. As vagas são limitadas, sendo necessária a confirmação da inscrição através do formulário.  A coordenação do evento entrará em contato com professores e alunos da UFJF que se inscreverem a fim de informar sobre a disponibilização de um micro-ônibus.

Temas como a implantação da internet 5G no Brasil e padrões de Wi-Fi de alta velocidade, que chegam a 100Gb por segundo serão abordados, assim como explica o coordenador geral do evento e professor da Faculdade de Engenharia Elétrica, Álvaro Augusto Medeiros. “O workshop traz como discussão o uso da transmissão sem fio para a garantia de um serviço satisfatório. Hoje você tem não só um celular conectado, como também vários objetos dentro de casa, e precisa de um sistema que suporte essa quantidade de dados transmitidos. Para isso, temos novas frequências de operação, novas pesquisas, outros desafios, além da Internet das Coisas, que é a ideia de que qualquer objeto pode estar conectado na internet, desde seu vestuário a automóveis, fazendo uso da transmissão sem fio.”

Radiofrequência e a telecomunicação sem fio na UFJF

A radiofrequência refere-se a sinais de transmissão, por meio de ondas eletromagnéticas presentes em rádios, aparelhos de televisão e celulares. A pesquisa desenvolvida na faculdade de Engenharia da UFJF atua na concepção de antenas e amplificadores, realizando um trabalho com medições e transmissão de sinais de frequência, além de analisar a influência de pessoas e do ambiente, como por exemplo, se o relevo de Juiz de Fora interfere nas características da transmissão dentro do sistema de comunicação sem fio.

Confira a programação completa.

Outras informações: alvaro@engenharia.ufjf.br