Estudantes receberam orientações sobre a UFJF-GV. (Foto: Ivan Bretas)

Após um breve período de recesso acadêmico, as atividades de ensino da Universidade Federal de Juiz de Fora foram retomadas nesta segunda, 5. No Campus Governador Valadares, os mais de 260 calouros ingressantes no segundo semestre de 2019 foram recepcionados por veteranos, servidores e por representantes da Administração Superior da UFJF. Em uma cerimônia aberta à comunidade acadêmica, o reitor da Instituição, prof. Marcus David, deu as boas-vindas aos calouros e comentou as grandes experiências que estão por vir durante a fase que se inicia.

Reitor abordou os desafios de ingressar em uma universidade. (Foto: Ivan Bretas)

“Essa fase que começa hoje para vocês deve ser muito bem aproveitada. Na universidade, serão vários processos de aprendizado, trocas de experiências que farão com que vocês saiam daqui mais do que profissionais, mas cidadãos e cidadãs preparados para melhorar o país. O investimento da sociedade nas universidades públicas é feito com a convicção de que uma vez formados, vocês retornarão para essa sociedade e ajudarão a melhorar a vida no nosso país, por isso vocês têm uma grande responsabilidade nas mãos”, comentou David.

Recepção aos calouros marcou primeiro dia de aulas na UFJF-GV. (Foto: Ivan Bretas)

Em sua fala, o reitor destacou as diversas oportunidades de crescimento e engajamento oferecidas pela UFJF, como os diretórios acadêmicos, os grupos de iniciação científica, e o Diretório Central dos Estudantes. Na sequência, foram abordados, também, os principais desafios vividos pelas instituições públicas de ensino. Segundo David, a diminuição do investimento feito no ensino superior compromete as gerações futuras e representa um dano irreparável: “O Brasil vai pagar, no futuro, pelo investimento que deixar de realizar no presente na educação; interromper o ciclo de formação dos nossos jovens é comprometer totalmente o futuro do nosso país”.

Peterson deu as boas-vindas aos estudantes. (Foto: Ivan Bretas)

Na ocasião, o diretor do campus GV da UFJF, Peterson Andrade, parabenizou os novos estudantes pela vitória em chegar à Universidade e destacou a importância de aproveitarem ao máximo as experiências que surgirem. “Aqui vocês poderão conviver com pessoas de diferentes origens, classes sociais e preferências políticas. O que devemos aprender e exercer é o respeito: respeitar as diferentes opiniões, evoluir na democracia e participar dos órgãos colegiados. Os estudantes têm voz ativa no campus, e devem aproveitar essas oportunidades”, abordou.

Marcos Freitas abordou as oportunidades da Assistência Estudantil. (Foto: Ivan Bretas)

Durante a atividade, os calouros receberam do pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, informações importantes para a fase acadêmica, como os principais auxílios e programas de assistência estudantil oferecidos pela UFJF. O repasse de informações acadêmicas aos estudantes foi realizado por docentes e servidores da UFJF-GV: a gerente de Graduação, Andréia Queiroz, os servidores Rosângela dos Santos, pedagoga do setor de Apoio Estudantil; Franciele Ambrósio, do setor de Graduação; João Paulo Lopes, gestor do contrato do Restaurante Universitário, as integrantes da comissão de Coleta Seletiva, Elisângela Rodrigues Andrade e Gabriele Cristina Soares, e de Acessibilidade, Silvana Lopes Nogueira.

Calouros foram recepcionados com música. (Foto: Ivan Bretas)

O toque musical ficou por conta dos integrantes da Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares de Governador Valadares. A equipe abriu o evento com apresentações musicais de diversos gêneros. Os estudantes acompanharam, também, a diretora de políticas LGBT+ do Diretório Central dos Estudantes, Lorena Luiza Valadares. A estudante destacou a relevância da atividade de recepção aos calouros “para o acolhimento aos estudantes. Uma das funções do DCE é fazer esse acolhimento para que os calouros fiquem mais confortáveis em relação ao espaço da Universidade e possam ocupá-lo, uma vez que esse espaço também é deles”.

11ª Gincana Solidária

11ª Edição da Gincana Solidária está lançada. (Foto: Ivan Bretas)

Durante a Recepção, foi lançada a 11ª edição da Gincana Solidária, competição em que as turmas de calouros se dividem em equipes e arrecadam alimentos, itens de limpeza, doações de sangue e cadastros de medula óssea. O estudante do 5º período de Farmácia e membro da Comissão Organizadora da competição, Webert Arão, comandou as apresentações e explicou a importância da iniciativa.

A gincana é realizada desde 2014 pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs) em parceria com o setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV.  Ao longo de suas dez edições, a Gincana Solidária arrecadou pelo menos 8 toneladas de alimentos, além de produtos de limpeza e centenas de cadastros de doadores de sangue.As arrecadações são destinadas a instituições filantrópicas da cidade. Neste ano, as doações serão feitas até o dia 15 de agosto, quando ocorre o encerramento da Gincana.

Confira, em breve, mais fotos da recepção aos calouros do Campus GV