Entre os dias 30 e 31 de julho, a UFJF forma 1.184 novos profissionais (Foto: Alexandre Dornelas)

Em meio aos aplausos e a alegria de amigos e familiares, 580 estudantes de 26 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebraram a conquista do diploma universitário por meio da solenidade de colação de grau. O primeiro dia do evento, realizado na última terça-feira, 30, foi marcado por discursos de resistência, pela luta pela continuidade do ensino superior público de qualidade e pela emoção das grandes estrelas da noite.

A solenidade em um dos espaços mais nobres da cidade, o Cine Theatro Central, se dividiu em três cerimônias realizadas às 17h, 19h e 21h, que contaram com as apresentações culturais do Coral da UFJF e do grupo Ingoma. Nesta quarta-feira, 31, a Colação de Grau Unificada continua com os demais cursos da instituição, reunindo no total 1.184 novos profissionais.

Para o reitor Marcus David, a crise fiscal não pode colocar em questionamento o desempenho das universidades junto à sociedade brasileira (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, apontou o orgulho da instituição em apresentar os novos profissionais à sociedade e destacou o importante trabalho prestado pelas universidades públicas, reconhecido em todos os sistemas de avaliação. “O investimento nas universidades federais consomem apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A crise fiscal não pode colocar em questionamento o desempenho das diversas ações junto a sociedade, a formação de profissionais qualificados, a produção de mais de 90% das pesquisas nacionais, além da geração tecnológica, transformação social e acesso popular a cultura e as artes.  Esses são investimentos que dão certo.”

Grupo Ingoma se trouxe o batuque dos tambores para a solenidade (Foto: Alexandre Dornelas)

David alertou sobre os graves riscos impostos pelos cortes orçamentários. “Os projetos para as universidades federais não podem ser precipitados e baseados em uma crise fiscal. A autonomia universitária só é livre quando não há direcionamento governamental dos resultados das nossas pesquisas. Nós aceitamos a fiscalização, mas não aceitamos sermos ameaçados por crenças e ideologias. Algumas ameaças rondam as universidades brasileiras, mas para continuarmos nosso trabalho, é fundamental que a sociedade reafirme o interesse em manter a nossa atuação.”

Marco histórico para a Medicina Veterinária

No repertório do Coral da UFJF mais uma forma de resistência (Foto: Alexandre Dornelas)

Compondo a primeira turma a se graduar pelo curso de Medicina Veterinária, Gabriela Rotatori, apontou os desafios encontrados durante a graduação. “Por sermos os primeiros a ingressar neste curso, tivemos algumas dificuldades. Para suprir essas necessidades, a nossa turma precisou ser muito unida. Não tínhamos anatômico e precisávamos ir para o município de Coronel Pacheco. Viajamos muitas vezes, mas junto com o aprendizado surgiram histórias para a vida toda.” Para a formanda, o contato diário com os amigos é o que mais fará falta daqui pra frente.

“A UFJF mudou minha visão de mundo”

Natural de Guarani, Julinêz Silva Lima comemorou a conquista pelo diploma de Medicina. Ela irá trabalhar na cidade mineira de Porto Firme e conta que poderá retribuir à família o investimento feito no seu futuro. “Agora sinto um frio na barriga, pois deixo um espaço em que estava totalmente protegida para assumir as minhas próprias responsabilidades. A experiência universitária me proporcionou um crescimento gigante, eu mudei como pessoa. A UFJF mudou minha visão de mundo.”

Projeto de vida

Entre os formandos do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas se encontrava José Antônio Teixeira, de 56 anos. Ele se prepara agora para começar o segundo ciclo da graduação em Ciências da Religião. “É um projeto de vida, onde pretendo lecionar ensino religioso após a aposentadoria. Tenho envolvimento na área religiosa, então busco aperfeiçoar esse conhecimento e prestar um melhor serviço dentro dessa atuação.”

Carreira acadêmica

Com diplomas em mãos, formandos fazem planos de futuro seguindo para o mercado ou na carreira acadêmica (Foto: Alexandre Dornelas)

Junto aos familiares, a formanda do curso de Odontologia, Carolina de Lelis Rodrigues Pereira, já sabe bem quais os próximos passos a serem dados. Já está aprovada no mestrado em Clínica Odontológica da UFJF e trabalha na profissão escolhida. “Quero seguir carreira acadêmica. É sempre bom saber que a nossa Universidade está sempre de portas abertas para o ensino e para a pesquisa.”

A felicidade não estava apenas no olhar da graduanda, a avó, Ivone Henriques da Costa, estava emocionada ao ver a neta conquistando o diploma universitário. “Eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo. Ela é a minha primeira neta, a primeira a se formar, então eu me sinto extremamente realizada.”

Assim como a formanda de Odontologia, Danilo Pereira da Silva, recém graduado em Jornalismo, pretende continuar com os estudos. “A Universidade oferece muitas oportunidades. Pretendo me manter na atividade, escrever artigos, e, futuramente, tentar o mestrado. Vou sentir falta, mas a felicidade em fechar um ciclo é muito boa”, finaliza.

Confira os álbuns de fotos das cerimônias (em atualização)

30 de julho – Cerimônia A – 17h

30 de julho – Cerimônia B – 19h