O Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Universidade Federal do Sergipe (UFS), realiza, entre os dias 27 e 29 de agosto, a segunda edição do Simpósio “Repensando o Sagrado”. O evento tem como tema “Rubem Alves e a Teologia da Libertação” e busca discutir a contribuição da teoria da religião do teólogo.
Serão realizadas conferências, mesas redondas e grupos de trabalhos, com apresentação de comunicações no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. O evento conta com convidados dos Estados Unidos e do México, e palestrantes brasileiros, como Leonardo Boff e Zwinglio Mota Dias. Os textos apresentados serão posteriormente publicados e divulgados via e-book. As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas on-line. O prazo para submissão de trabalhos termina nesta sexta, 2 de agosto. Já o prazo de inscrições varia conforme a categoria do inscrito.
O simpósio celebra o cinquentenário de publicação da tese de doutorado de Rubem Alves e levanta a discussão sobre suas ideias e contribuições para a epistemologia da Ciência da Religião. Alves foi psicanalista, teólogo, educador, escritor e pastor presbiteriano, considerado uma das mais importantes figuras no cenário teológico brasileiro e representante protestante da reflexão sobre a teologia da libertação.
Durante o evento, será realizada ainda a Assembléia de Fundação da Sociedade Internacional Rubem Alves (Sira), uma associação acadêmica voltada à interpretação e à ampliação do legado intelectual de Alves. A cerimônia conta com a presença da presidente do Instituto Rubem Alves, Raquel Alves.
O chefe do Departamento de Ciência da Religião, Arnaldo Huff, destaca a importância de Rubem Alves para os estudos do tema em relação à educação, à política e às artes. “Para Alves, a libertação não vinha de uma intervenção sobrenatural de um ser superior, provedor de milagres concretos para isso, mas sim das atividades dos seres humanos na história que conduziram para a liberdade. Ele busca um novo paradigma de humanização, voltado para a liberdade de recriar o mundo do ser humano e o próprio ser humano. Crítico do protestantismo, Alves via a religião ligada ao desconforto com o mundo, à esperança e à mudança.”
O Simpósio
A primeira edição do evento ocorreu em 2017, realizado pelo Núcleo de Estudos em Protestantismos e Teologias (Neprotes), junto com o Grupo de Pesquisa Correlativos (GPcor) do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UFS. Este ano, as inscrições variam de gratuitas a R$ 50.
Outras informações
Simpósio Repensando o Sagrado