Leticia Miranda Fracetti: “É uma independência muito grande. A acessibilidade é isso: é dar independência para as pessoas que necessitam dela para que possam realizar suas atividades por si próprios.”(Foto: Gabriela Maciel)

Um elevador foi instalado no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para garantir acessibilidade ao piso superior a idosos e a pessoas com dificuldade de locomoção. O equipamento, situado próximo à copa dos servidores, em frente à Central de Atendimento, dá acesso aos setores de Coordenação de Execução Financeira (Coesf) e à Coordenação de Administração de Pessoal (CAP) da Pró-Reitoria de Planejamento.

Segundo o servidor da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progepe), Ricardo Dias, o novo equipamento terá grande usabilidade. “Nós temos uma demanda alta de servidores aposentados e que possuem alguma dificuldade de subir a escada. O elevador veio para sanar esse problema, ajudando os servidores e agilizando o serviço prestado pela CAP, uma das coordenações da Progepe.”

A assistente de administração da Progepe Leticia Miranda Fracetti apresenta uma deficiência física que lhe acarreta dificuldades de mobilidade, a levando a fazer o uso de muletas. De acordo com a funcionária, procedimentos como a marcação de férias e o encaminhamento de servidores recém-nomeados são realizados no andar superior. “Ou eu precisava deixar por conta de outra pessoa ou resolver o que conseguia por telefone. Mas isso acabava prejudicando um pouco porque, num momento em que apenas eu estava aqui e precisava levar algo para lá, acabava não dando para realizar a tarefa.”

Para a profissional, o elevador proporcionará autonomia e independência na realização de seu trabalho. “Eu não vou precisar passar determinados serviços, que eu mesma poderia dar andamento, para outra pessoa do setor, por conta das escadas. Se eu precisar ir lá, posso ir. É uma independência muito grande. A acessibilidade é isso: é dar independência para as pessoas que necessitam dela para que possam realizar suas atividades por si próprios.”

De acordo com a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) se encarrega de levar à Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) quais são as prioridades da Universidade com relação às necessidades dos alunos e dos funcionários. “Eles nos passam essas necessidades e nós executamos à medida do que é possível. Tem algumas intervenções que podemos fazer com a equipe de manutenção e tem algumas que precisamos contratar por meio de licitação, porque requerem grandes obras.”

Segundo Janezete, o setor tem realizado todas as ações possíveis para melhorar a acessibilidade no campus e nos espaços vinculados à UFJF, como a Casa de Cultura, por exemplo. Adaptação de passeios, corrimão, escadas, e a aquisição de elevadores têm sido feitos, prioritariamente, em locais que contemplam alunos e funcionários portadores de necessidades especiais.

Ao todo, 29 novos elevadores e plataformas verticais hidráulicas já foram instalados e estão em funcionamento na UFJF. Entre eles, seis unidades no Instituto de Ciências Humanas (ICH), duas no Planetário e Observatório e uma na Biblioteca Central.

Outros 12 novos equipamentos já foram adquiridos pela UFJF e estão em processo de instalação. Entre os locais contemplados estão o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), o Colégio de Aplicação João XXIII e o Centro de Pesquisas Farmacêuticas, localizado no Prédio da Faculdade de Engenharia.

Outras informações: (32) 2102-3712 (Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão – UFJF)