A cerimônia de Colação de Grau de cerca de 90 formandos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tem data e horários definidos: as solenidades acontecem na segunda, 29 de julho, no auditório da Unipac. Serão realizadas três colações, que marcam o encerramento das atividades acadêmicas de graduandos em nove cursos do campus GV.

Os formandos em Direito colam grau às 10h. A segunda cerimônia começa às 13h30, para formandos em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia. Na sequência, às 15h30, colam grau as turmas de Nutrição e Odontologia.

Cada formando receberá cinco convites, que deverão ser apresentados por seus convidados na porta do auditório onde acontece a cerimônia, sendo que o estudante que irá colar grau não necessita de convite para o evento. Crianças com 5 anos de idade ou mais devem apresentar convite para a colação de grau.

A distribuição dos convites ocorrerá entre os dias 22 e 26 de julho, das 8h às 18h, no setor de Comunicação, localizado na sede administrativa da UFJF-GV. O responsável deverá apresentar documento de identificação e assinar o recebimento. Caso o formando precise de um representante para recolher os convites, deve enviar e-mail para comunicacao.gv@ufjf.edu.br com seus dados próprios e os dados de quem buscará o convite.

Orador e juramentistas

Na próxima terça-feira, 23, o setor de Comunicação, Cultura e Eventos – responsável pela cerimônia – realiza uma reunião com os representantes dos formandos de cada turma para a escolha do orador de cada cerimônia (apenas um estudante, que representará todos os cursos do horário) e dos juramentistas (um para cada curso) e também para esclarecimento de dúvidas e mais informações sobre a colação de grau. O encontro acontece às 15h, na sede administrativa do campus, localizada na rua São Paulo, 745, centro.

Na ocasião, serão repassadas informações sobre cadastramento de fotógrafos, horários de chegada para a cerimônia, além dos demais assuntos pertinentes ao evento.

Orientações iniciais aos formandos

Os diplomas serão entregues no mesmo dia da colação. Podem retirá-los os acadêmicos que tiverem concluído o curso e que não possuam pendências junto às bibliotecas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e do Instituto de Ciências da Vida da UFJF-GV. Aqueles que possuem algum tipo de débito ou pendência têm que solicitar o “Nada Consta”. Para checar se você se inclui neste grupo, basta acessar o SIGA Acadêmico.

É permitido nomear um procurador para retirar o diploma. Para isso, o formando deve lavrar procuração pública (feita em cartório) e entrar em contato antecipadamente com a Gerência de Graduação (gerencia.graduacao.gv@ufjf.edu.br). É importante lembrar que esse procurador apenas estará autorizado a retirar o documento ao final da cerimônia, não poderá, em qualquer hipótese, subir ao palco para receber o diploma como os demais formandos, tampouco vestir a beca.