Inscrições estão abertas e são limitadas para até 50 pessoas (Foto: Ciro Cavalcanti/UFJF)

O Centro de Ciências da UFJF abre as portas na terça-feira, 16, para que 50 visitantes previamente inscritos observem o eclipse parcial lunar. Diferente dos eclipses lunares totais – quando a sombra da Terra cobre completamente a Lua em sua passagem em frente ao sol –, o fenômeno na próxima semana oculta aproximadamente 30% da superfície do satélite.

A inscrição é gratuita, on-line e pode ser feita clicando aqui. Os inscritos têm acesso exclusivo ao Observatório Astronômico no horário marcado; a inscrição, porém, não inclui participação em outras atividades do Centro. O check-in dos inscritos se iniciará às 17h30, quando a lua nasce próxima ao horizonte leste. A observação será feita entre 18h e 19h: neste horário, quem olhar para a região leste verá a Lua com uma aparência próxima de sua fase crescente, já que nascerá parcialmente encoberta. 

De acordo com o diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira, é a primeira vez que o espaço promove essa observação, que foi possível devido à programação especial de férias. Segundo Teixeira, são frequentes os contatos feitos com a equipe do Centro sempre que acontecem fenômenos como o eclipse lunar. “Nós recebemos ligações de pessoas interessadas em acompanhá-los aqui, porém, como geralmente acontecem durante a madrugada, não conseguimos realizar esse tipo de evento”, explicou. O diretor ainda ressalta a importância de iniciativas como essa e reforça que é parte do papel da Universidade de popularizar o acesso à ciência.